Formação docente em tecnologias sociais na rede federal de ensino: proposta de um guia metodológico
Resumo
Este artigo aborda o desafio de superar o tecnocentrismo através da produção cooperativa de inovações sociais com o apoio de recursos computacionais colaborativos. O artigo procura mostrar como a construção participativa, integrando diferentes agentes, de uma metodologia sistemática para a produção de Tecnologias Sociais e sua aplicação à formação docente através de produtos de tecnologia educacional que promovam a formação de comunidades de aprendizagem, pode constituir um novo modelo de geração de soluções sustentáveis em busca de inclusão social.
Referências
BRASIL, LEI Nº 11.892 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criação os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, dez. 2008. Disponível em:
DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
GARCIA, J. C. D. Uma Metodologia de Análise das Tecnologias Sociais: as Tecnologias Sociais. Trabalho apresentado no XII Seminário Latino-Ibero-americano de
Gestión Tecnológica - ALTEC 2007. Buenos Aires, Set. 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.
PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
ROSA et. al. (2013). Hands-on-tec: Estratégia pedagógica e tecnologias móveis. Anais da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Portugal.
SANTOS, E.; WEBER, A. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional, vol. 13, núm. 38, janeiro-abril, 2013, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil
SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica.
Ciência & Educação, v. 15, n.3. 2009.
OTTERLOO, A. [et al.] Tecnologias Sociais: caminhos para a sustentabilidade. Brasília/DF: s.n, 2009.