Formação docente em tecnologias sociais na rede federal de ensino: proposta de um guia metodológico

  • Graziella Rollemberg –Instituto Federal de Sergipe (UFS)

Resumo


Este artigo aborda o desafio de superar o tecnocentrismo através da produção cooperativa de inovações sociais com o apoio de recursos computacionais colaborativos. O artigo procura mostrar como a construção participativa, integrando diferentes agentes, de uma metodologia sistemática para a produção de Tecnologias Sociais e sua aplicação à formação docente através de produtos de tecnologia educacional que promovam a formação de comunidades de aprendizagem, pode constituir um novo modelo de geração de soluções sustentáveis em busca de inclusão social.

Referências

BRANDÃO, F.C.; NOVAES, H.T. Contribuições ao marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: DAGNINO, R. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

BRASIL, LEI Nº 11.892 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criação os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2017.

DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

GARCIA, J. C. D. Uma Metodologia de Análise das Tecnologias Sociais: as Tecnologias Sociais. Trabalho apresentado no XII Seminário Latino-Ibero-americano de
Gestión Tecnológica - ALTEC 2007. Buenos Aires, Set. 2007.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

ROSA et. al. (2013). Hands-on-tec: Estratégia pedagógica e tecnologias móveis. Anais da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Portugal.

SANTOS, E.; WEBER, A. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional, vol. 13, núm. 38, janeiro-abril, 2013, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil

SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica.
Ciência & Educação, v. 15, n.3. 2009.

OTTERLOO, A. [et al.] Tecnologias Sociais: caminhos para a sustentabilidade. Brasília/DF: s.n, 2009.
Publicado
22/08/2018
ROLLEMBERG, Graziella. Formação docente em tecnologias sociais na rede federal de ensino: proposta de um guia metodológico. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 407-415.