Relato de experiência sobre o uso de software para construção de atividades visualmente atrativas para estudantes com autismo

  • Lukas Carvalho –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
  • Mônica Cunha –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência da execução de um projeto de extensão voltado ao uso de software para construção de atividades visualmente atrativas para estudantes com autismo, com base nas premissas do Ensino Estruturado, desenvolvido na Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). Neste sentido, são descritas as etapas do processo de construção das atividades, que iniciaram com uma coleta de informações acerca das demandas de cada estudante, mediante observação dos atendimentos e entrevistas com a equipe multidisciplinar da associação, a fim de que as atividades fossem delineadas com base nas peculiaridades e no nível de desenvolvimento de cada estudante. Em seguida, as atividades foram validadas junto a equipe, a fim de garantir que as premissas do ensino estruturado estivessem presentes, bem como para ser visualmente atrativa, estimular o interesse e autonomia do público alvo na execução das atividades, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, as atividades foram organizadas em módulos, utilizando material durável e destacável. Ao final, foram realizadas entrevistas com a equipe da instituição, que sinalizou os ganhos do trabalho com o novo material.

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Publicado
22/08/2018
CARVALHO, Lukas; CUNHA, Mônica. Relato de experiência sobre o uso de software para construção de atividades visualmente atrativas para estudantes com autismo. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 544-553.