WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas

  • Wesley Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
  • Gilson Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
  • Jislane Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
  • Lauro Fontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto

Resumo


A gamificação pode ser considerada uma estratégia pedagógica para motivar e engajar os alunos durante o aprendizado. Entretanto, o uso exclusivo de pontos, emblemas e ranking pode não atingir os objetivos esperados. Assim, o artigo apresenta o WNewbie, uma aplicac¸ ˜ao web e responsiva que insere elementos de MMORPG e foi construída com a Newbie API a partir do modelo pedagógico de atividades gamificadas de Martins. Essa aplicação foi avaliada pelo Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) por 51 alunos do 8o Ano de um escola municipal. Os resultados demonstraram que o WNewbie foi bem aceito pelos entrevistados, pois obteve níveis acima de 50% em todos os constructos e favoreceu a atenção para 67% dos participantes.

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Publicado
22/08/2018
OLIVEIRA, Wesley; PEREIRA, Gilson; MENEZES, Jislane; FONTES, Lauro. WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 573-582.