WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas

  • Wesley Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
  • Gilson Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
  • Jislane Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
  • Lauro Fontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto

Resumo


A gamificação pode ser considerada uma estratégia pedagógica para motivar e engajar os alunos durante o aprendizado. Entretanto, o uso exclusivo de pontos, emblemas e ranking pode não atingir os objetivos esperados. Assim, o artigo apresenta o WNewbie, uma aplicac¸ ˜ao web e responsiva que insere elementos de MMORPG e foi construída com a Newbie API a partir do modelo pedagógico de atividades gamificadas de Martins. Essa aplicação foi avaliada pelo Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) por 51 alunos do 8o Ano de um escola municipal. Os resultados demonstraram que o WNewbie foi bem aceito pelos entrevistados, pois obteve níveis acima de 50% em todos os constructos e favoreceu a atenção para 67% dos participantes.

Referências

Alves, L. G. (2014). A cultura ludica e cultura digital: interfaces possıveis.Revista entreideias: educacao, cultura e sociedade, 3(2).

Borges, S. d. S., Reis, H. M., Durelli, V. H., Bittencourt, I. I., Jaques, P. A., and Isotani, S. (2013). Gamificacao aplicada a educacao: um mapeamento sistematico. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (CBIE), volume 24, page 234.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3):319–340.

dos Santos, J. d. A. and de Freitas, A. L. C. (2017). Gamificacao aplicada a educacao: Um mapeamento sistematico da literatura. RENOTE, 15(1).

Falcao, A. P. (2015). Gamersbook: sistema gamificado de apoio ao aprendizado. B.S. thesis, Universidade Tecnologica Federal do Parana.

Fardo, M. L. (2013). A gamificacao aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, 11(1).

Hamari, J., Koivisto, J., and Sarsa, H. (2014). Does gamification work?–a literature review of empirical studies on gamification. In 47th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), pages 3025–3034. IEEE.

Hanus, M. D. and Fox, J. (2015). Assessing the effects of gamification in the classroom: A longitudinal study on intrinsic motivation, social comparison, satisfaction, effort, and academic performance. Computers & Education, 80:152–161.

Hora, G. S., Menezes, J. S. S., dos Santos Junior, G. P., and Neto, A. N. R. (2018). Avaliacao de ferramentas de mineracao de dados: uma abordagem com o modelo tam. Interfaces Cientificas-Exatas e Tecnologicas, 2(3):109–121.

Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game_x0002_based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.

Martins, C. and Giraffa, L. M. M. (2015a). Gamificacao nas praticas pedagogicas em tempos de cibercultura: proposta de elementos de jogos digitais em atividades gamificadas. In XI SJEEC Seminario Jogos Eletronicos, Educacao e Comunicacao, 2015, Brasil. , pages 11–19.

Martins, C. and Giraffa, L. M. M. (2015b). Gamificacao nas praticas pedagogicas: teorias, modelo e vivencias. In Nuevas Ideas en Informatica Educativa (TISE), volume 11, pages 42–53.

Michels, A. L. (2017). Prototipo de software educacional para resolucao de exercicios em ambiente gamificado. B.S. thesis, Universidade Tecnologica Federal do Parana.

Ogawa, A., Klock, A. C. T., and Gasparini, I. (2016). Avaliacao da gamificacao na area educacional: um mapeamento sistematico. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (CBIE), volume 27, page 440.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, 9(5):1–6.

Regalado, M. R., da Silva, T. R., and da Silva Aranha, E. H. (2015). Um mapeamento sistematico sobre o uso da gamificacao em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE, 13(2):1–9.

Santos, A. d. S. (2017). Newbie api: Api para construcao de aplicacoes educacionais gamificadas. Monografia (Bacharel em Sistemas de Informacao), IFS (Instituto Federal de Sergipe), Lagarto, Brazil.

Schlemmer, E. (2014). Gamificacao em espacos de convivencia hibridos e multimodais: design e cognicao em discussao. Revista FAEEBA-Educacao e Contemporaneidade, 23(42):73–89.

Schlemmer, E. (2016). Games e gamificacao: uma alternativa aos modelos de ead. Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia (RIED), 19(2):107–123.

Silva Junior, S. C. d. (2017). Gamificacao em ambientes educacionais ubiquos. Dissertacao (Mestrado em Ciencia da Computacao), Universidade Federal de Uberlandia, Uberlandia, Brasil
Publicado
22/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Wesley; PEREIRA, Gilson; MENEZES, Jislane; FONTES, Lauro. WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 573-582.