Sistema web para geração automática de horários
Resumo
Escalonamento de horário é um processo recorrente e custoso para a instituição de ensino devido ao número de restrições. O Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) utiliza o processo manual para montagem de seus horários, sendo que, em 2016, foi proposto um algoritmo genético para geração automática do horário do Campus. O algoritmo estava em desuso devido a falta de uma interface gráfica. Assim, este projeto desenvolveu uma interface web responsiva e a avaliou com os professores por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Os resultados mostraram que 91% dos usuários avaliaram a ferramenta como útil, 86% como fácil de usar e 100% indicaram a intenção de uso.
Referências
[Almeida et al. 2015] Almeida, M. W. d. S., Oliveira, P. R., Sim˜oes, R. d. S., and Gorgônio, F. d. L. (2015). Utilização de algoritmos genéticos para montagem de horários acadêmicos com foco na blocagem de horários. ABRICOM.
[Arbaoui 2014] Arbaoui, T. (2014). Modeling and solving university timetabling. Phd Thesis - Universitè de Technologie de Compiègne.
[Burke and De Werra 2004] Burke, Edmund and. Kingston, J. and De Werra, D. (2004). Applications to timetabling. hand book of graph theory.
[Cormen et al. 2001] Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., and Stein, C. (2001). Introduction to Algorithms, volume 9.
[CRUZ et al. 2017] CRUZ, R., Santos Júnior, G. P., Fontes, L. B., Santos, M. d. A., and Sousa, T. G. R. (2017). Gerac¸ ˜ao automática de grade de horário escolar com algoritmo genético. ConectaIF 2017 - VII Semana de Produção Científica.
[Da Silva et al. 2016] Da Silva, J. P., Gomes Queiroz, J. D., da Silva, F., and Luiz., A. (2016). Análise comparativa do sirgh atravás da aplicação do modelo de aceitação de tecnologia. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 13(1).
[Davis 1989] Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3):319–340.
[Hora et al. 2017] Hora, G. S., Menezes, J. S., Santos Júnior, G. P., and Rehem Neto, A. N. (2017). Avaliação de ferramentas de mineração de dados: Uma abordagem com o modelo tam. 2º Congenti.
[IFS 2015] IFS (2015). Regulamento de encargos docentes resolução n 25/2015/ cs /ifs.
[Kazarlis et al. 2005] Kazarlis, S., Petridis, V., and Fragkou, P. (2005). Solving university timetabling problems using advanced genetic algorithms. 5TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY AND AUTOMATION.
[Likert 1932] Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. archives of psychology. Applied Psychological Measurement, 22(140):1–55.
[Lukas et al. 2012] Lukas, S., Aribowo, A., and Muchri, M. (2012). Solving timetable problem by genetic algorithm and heuristic search case study: Universitas pelita harapan timetable, real-world applications of genetic algorithms and heuristic search case study: Universitas pelita harapan timetable. IEEE, 35.
[Silva 2005] Silva, A. L. M. R. (2005). A influência do treinamento de usuários na aceitação de sistemas erp em empresas no brasil. Dissertação (Mestrado em Administração).
[Silva et al. 2012] Silva, P., Pimentel, V., and Soares, J. (2012). A utilização do computador na educação: aplicando o technology acceptance model (tam). BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação.