Acessibilidade em ambiente virtuais de aprendizagem em apoio ao uso de tecnologias na educação de forma inclusiva  

  • Karen Pereira UFBA
  • Ranansamir Silva UFBA

Resumo


Este artigo busca discutir a acessibilidade dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), para que sirva como apoio a educação inclusiva com uso das tecnologias digitais voltadas ao processo de ensino e aprendizagem, de pessoas com deficiência visual. O debate aqui levantado, visa destacar que a acessibilidade não é um bônus a ser disponibilizado para os grupos sociais que assim precisam destes recursos, mas sim, uma obrigação social e de caráter inclusivo que visa assegurar o princípio da web para todos. A discussão é centrada no déficit das tecnologias educacionais acessíveis, especificamente os AVAs, que com a ascensão da web, romperam paradigmas dentro do cenário da educação, acerca do tempo e espaço para aprendizagem.

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Publicado
09/04/2019
PEREIRA, Karen; SILVA, Ranansamir. Acessibilidade em ambiente virtuais de aprendizagem em apoio ao uso de tecnologias na educação de forma inclusiva  . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 457-466.