Anjos Azuis: um serious game para o ensino da preservação do patrimônio
Resumo
Este artigo descreve o serious game, desenvolvido para servir de instrumento de apoio ao ensino de Educação Patrimonial, que é um instrumento de afirmação da cidadania, responsável por estimular a comunidade a usufruir dos patrimônios e preservá-los. Volta-se para crianças do ensino fundamental menor, em apoio ao Programa "Anjos Azuis”, da Guarda Municipal de Aracaju/SE, explorando o lúdico e outros benefícios que a aplicação de jogos digitais promove no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi desenvolvido usando a metodologia baseada no framework DPE (Design, Play e Experience); e validado pela aplicação das metodologias LORI e EGameFlow, envolvendo 46 crianças de 6 a 11 anos de idade.
Referências
Horta, M. de L. P.; Grunberg E.; Monteiro, A. Q. (2009) “Guia básico de educação patrimonial”, Brasília: Iphan\Museu Imperial.
Lima, V. G. D.; Castro M. N. B. (2017) “Estratégia de desenvolvimento de jogos educacionais: Um estudo no contexto socioambiental do lago Paranoá.”, Universidade de Brasília.
Magalhães, L. H. (2009) “Educação patrimonial: uma análise conceitual.”, Centro Universitário Filadélfia – Londrina/PR.
Mattar, J. (2010) “Games na Educação: como nativos digitais aprendem”, São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Shimabucuro, K. K. (2017) “Serious Games: uma proposta para o ensino de gramática no ensino fundamental I”, Jandaía do Sul, p.76.
Severginini, L. F. (2016) “Serious Game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças.”, Universidade de Caxias do Sul.
Tsuda, M. et al. (2014) “Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais”, XIII SBGames – Porto Alegre – RS.