Uma abordagem interdisciplinar com projeto real para disciplinas de IHC, programação para web e banco de dados
Resumo
Disciplinas da área de computação são muitas vezes relacionadas, tendo em vista um processo de desenvolvimento de software, no entanto, muitas disciplinas são concebidas e executadas de forma isolada. Deste modo, os estudantes têm uma ideia fragmentada do processo de desenvolvimento. Neste trabalho, buscamos apresentar um relato de experiência de uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de IHC, Desenvolvimento Web e Banco de Dados utilizando um projeto real do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Como resultados, percebe-se que a abordagem motiva os estudantes, estimula a pesquisa de novas ferramentas, cria experiência com projetos e clientes reais e a sensação de relevância da disciplina referente ao mercado de trabalho.
Referências
Armanda, M. d. A., Rodrigues, R. L., and Garcia, V. C. (2012). Um mapeamento sistemático para problem based learning aplicado à ciência da computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.
Braga, J. C. (2009). Diretrizes para o ensino interdisciplinar de engenharia de software.aAnais do FEES09-Fórum de Educação em Engenharia de Software.
Cera, M. C., Forno, M., and Vieira, V. G. (2012). Uma proposta para o ensino de engenharia de software a partir da resolução de problemas. Revista Brasileira de Informática na Educação, 20(3):116–132.
Creswell, J. W. and Creswell, J. D. (2017). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.
da Cunha, A. M., Silva, G., de Almeida Monte-Mor, J., Domiciano, M. A. P., and Vieira, R. G. (2008). Estudo de caso abrangendo o ensino interdisciplinar de engenharia de software. Anais do FEES08-Fórum de Educacao em Engenharia de Software.
Guedes, J. R. and Guedes, C. L. (2004). Produc¸ ˜ao de software educativo através de um projeto interdisciplinar. In IV Congresso Brasileiro de Computação (CBComp2004), pages 223–228.
Guzdial, M. (2003). A media computation course for non-majors. In ACM SIGCSE Bulletin, volume 35, pages 104–108. ACM.
Pereira, L. F. D., Lapolli, F., Sampaio, F. F., Motta, C. L., and de Oliveira, C. E. T. (2010). Desenvolvimento de oas como estratégia para o ensino técnico de computação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1.
Rodrigues, R. A., Lima Filho, L. A., Gonc¸alves, G. S., Mialaret, L. F., da Cunha, A. M., and Dias, L. A. V. (2018). Integrating nosql, relational database, and the hadoop ecosystem in an interdisciplinary project involving big data and credit card transactions. In Information Technology-New Generations, pages 443–451. Springer.
Santos, D. M. B., Saba, H., Rocha Junior, J., and Sarinho, V. (2007). Aplicando projectbased learning no estudo integrado de engenharia de software, análise e projeto de sistemas e banco de dados. In XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇØO EM ENGENHARIA, Curitiba, Paran´a, pages 2C04–1.
Silva, M. M., dos Santos, S. R. G., da Silva, J. C. R., Dias, L. A. V., and da Cunha, A. M. (2011). Problem based learning a practical approach for software engineering interdisciplinary teaching. In 2011 Eighth International Conference on Information Technology: New Generations, pages 1046–1047. IEEE.
Watson, C. and Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education, pages 39–44. ACM.
Werneck, M., Nelson, M. A. V., and Alonso, E. (2012). Experiˆencias de um trabalho interdisciplinar orientado por um processo de gerˆencia de projetos em um curso de sistemas de informação. V F´orum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2012), Natal.