Elif: uma aplicação web para a melhoria da transparência no processo de autoavaliação de cursos superiores

  • Anderson Feitosa IFAL
  • Henrique Barbosa IFAL
  • Mônica Ximenes IFAL
  • Lukas Carvalho IFAL

Resumo


Muitas instituições brasileiras de ensino superior utilizam pesquisas de satisfação com os alunos para avaliar a qualidade do ensino. No entanto, alguns deles não divulgam os resultados. Esse fato influencia o monitoramento do ensino da instituição e compromete a transparência, garantida por lei. O objetivodeste artigo épropor uma aplicação web para melhorar a transparência do processo de autoavaliação dos cursos superiores. Uma pesquisa baseada em Design Science Research (DSR) foi realizada. O mínimo produto viável da aplicação web foi testado por estudantes de um curso superior, com boa aceitação, o que sinaliza para o fato de que a ferramenta proposta pode contribuir para o monitoramento da qualidade do ensino.

Palavras-chave: Autoavaliação de cursos superiores, Transparência, Aplicação web, Design Science Research

Referências

Caldiera, G. e Basili, V. R. (1991). Identifying and qualifying reusable software components. Computer, 24(2):61–70.

Cohen, P. A. (1980). Effectiveness of student-rating feedback for improving college instruction: A meta-analysis of findings. Research in Higher Education, 13(4):321–341.

Constituiçao da República Federativa do Brasil (1988). Recuperado em 20, dez, 2018 de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.

Decreto n. 7.724. (2012, 15 de Maio). Regulamenta a lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que disp˜oe sobre o acesso a informaç˜oes previsto no inciso xxxiii do caput do art. 5o, no inciso ii do x 3o do art. 37 e no x 2o do art. 216 da constituiçao. Brasília, DF: Presidência da República.

Dresch, A., Lacerda, D., e Antunes, J. (2015). Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia.

Freitas, A. L. e Rodrigues, S. (2005). A avaliaç˜ao da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de cronbach.

Freitas, A. L. P. e Arica, G. d. (2008). A auto avaliação de ies: um modelo para a avaliação das disciplinas curriculares segundo a percepção do corpo discente. Revista Iberoamericana de Educación, 44(7):1–15.

Galdino, M. N. D. (2011). A autoavaliação institucional no ensino superior como instrumento de gest˜ao. Fundação CESGRANRIO/Universidade do Grande Rio.

Hartig, O. e P´erez, J. (2017). An initial analysis of facebook’s graphql language. In AMW 2017 11th Alberto Mendelzon International Workshop on Foundations of Data Management and the Web, Montevideo, Uruguay, Jun 7-9, 2017., volume 1912. Juan Reutter, Divesh Srivastava.

Howe, D. (2007). Free online dictionary of computing. Recuperado em 24, dez, 2018 de http://foldoc.org/.

INEP (2004a). Sistema nacional de avaliação da educação superior: da concepção `a regulamentação. Brasília, DF.

INEP (2004b). Sistema nacional de avaliação do ensino superior: Roteiro de autoavaliação institucional: Orientações gerais.

Knight, K. (2011). Responsive web design: What it is and how to use it. Smashing Magazine, 12:234–262.

Marsh, H. W. (1987). Students’ evaluations of university teaching: Research findings, methodological issues, and directions for future research. International journal of educational research, 11(3):253–388.

Mattar, F. N. (1996). Metodologia e planejamento. Pesquisa de Marketing, 1.

Novaes, A. (2011). Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores. Estudos em Avaliaç˜ao Educacional, 22(48):11–28.

Padilha, M. I. C., Ramos, F. R. S., Borenstein, M. S., e Martins, C. R. (2005). A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa. Texto & Contexto Enfermagem, 14(1):96–105.

Ronacher, A. (2010). Flask (a python microframework). Recuperado em 24, dez, 2018 de http://flask.pocoo.org/.

Sampieri, R. H., Collado, C. H., Lucio, P. B., Murad, F. C., e Garcia, A. G. Q. (2006). Metodologia de pesquisa.

Seldin, P. (1993). The use and abuse of student ratings of professors. Chronicle of Higher Education, 39(46):A40–A40.

Souza, S. A. e Reinert, J. N. (2010). Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 15(1).

Yang, J. e Papazoglou, M. P. (2002). Web component: A substrate for web service reuse and composition. In International Conference on Advanced Information Systems Engineering, pages 21–36. Springer.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FEITOSA, Anderson; BARBOSA, Henrique; XIMENES, Mônica; CARVALHO, Lukas. Elif: uma aplicação web para a melhoria da transparência no processo de autoavaliação de cursos superiores. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 536-545.