Relato de experiência das limitações na proposta de ensino de desenvolvimento web para discentes do nível fundamental da Rede Pública Municipal
Resumo
Desde a infância, muitos jovens têm sido estimulados ao acesso fácil à informação por meio da informática. Na escola, o poder público disponibiliza laboratórios computadorizados que provêm suporte para um ensino mais atrativo das demais disciplinas. Contudo, estes laboratórios muitas vezes são subutilizados ficando expostos à degradação e à falta de manutenção. Assim, este artigo relata a experiência do projeto de extensão Website Beginners que propôs um curso prático de Introdução a Desenvolvimento Web (HTML e CSS) a alunos do ensino fundamental do 8o e 9o ano, durante o ano de 2017. Como resultado, o projeto identificou uma maior participação de estudantes do sexo feminino, cerca de 60% e a alta taxa de evasão dos alunos em torno de 92%.
Referências
[Campello and Azevedo 2013] Campello, F. and Azevedo, P. (2013). O Ensino de Programação em Escolas em um Ambiente Divertido . Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0260-1.pdf.
[ComputerWorld 2016] ComputerWorld (2016). Dez profiss˜oes de TI mais quentes em 2016. Acesso em: 13 jul. 2016. Disponível em http://computerworld.com.br/conhecadez-profissoes-de-ti-mais-quentes-em-2016.
[Duarte 2015] Duarte, V. (2015). Falta de recursos humanos qualificados em TI desafia a economia global. Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://cio.com.br/opiniao/2015/11/27/falta-de-recursos-humanos-qualificados-emti- desafia-a-economia-global/.
[Happy-Code 2018] Happy-Code (2018). Sobre nós. Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://www.happycode.com.br/.
[Junior 2014] Junior, C. (2014). Faltam profissionais qualificados no ecommerce brasileiro. Acesso em: 26 dez. 2015. Disponível em: https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/faltam-profissionais-qualificados-noe-commerce-brasileiro-2/.
[Luercio 2017] Luercio, A. (2017). Conhec¸a os benefícios de investir no ensino de programação e robótica desde cedo. IG. Web. Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://tecnologia.ig.com.br/2017-04-11/programacao-robotica.html.
[MEC 2017] MEC (2017). Base Nacional Comum Curricular. Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC EnsinoMedio embaixa site.pdf.
[MIT 2018] MIT, M. L. (2018). Acerca do Scratch. Acesso em: 01 jul. 2018. Disponível em: https://scratch.mit.edu/about.
[Pinho 2016] Pinho, A. (2016). Sem preparo e financiamento, 3 em 10 alunos largam cursos de exatas. Acesso em: 09 nov. 2016. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/10/1819158-sem-preparo-efinanciamento- 3-em-10-alunos-largam-cursos-de-exatas.shtm.
[Prado 2017] Prado, A. (2017). Com grande oferta de cursos no Sisutec, area de Tecnologia da Informação tem mercado aquecido. Acesso em: 17 out. 2017. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/com-grande-oferta-de-cursosno-sisutec-area-de-tecnologia-da-informacao-tem-mercado-aquecido/.
[Programae 2016] Programae (2016). Brasil mais T.I.: O projeto. Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://programae.org.br/saibamais.
[Santos 2018] Santos, L. (2018). Diretrizes da BNCC norteiam uso da tecnologia na educação básica. Acesso em: 02 jul. 2018. Disponível em http://inoveduc.com.br/diretrizes-bncc-tecnologia-educacao-basica/.
[Silva et al. 2018] Silva, J., Cristiano, F., Martins, D., and da Silva, W. (2018). Storytelling e robótica educacional: a construção de carros robôs com arduino e materiais recicláveis. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simp´osio Brasileiro de Informática na Educac¸ ˜ao-SBIE), volume 29, page 1806.
[Softex 2016] Softex (2016). Brasil mais T.I.: O projeto. Acesso em: 09 nov. 2016. Disponível em http://www.brasilmaisti.com.br/index.php/pt-br/explore/projeto.