Visualização de dados na gestão pública: Uma abordagem com Storytelling de dados
Resumo
Com o objetivo de destacar a importância das técnicas de visualização de dados, como storytelling de dados e dashboards, no processo de tomada de decisão na gestão pública, o presente trabalho busca descrever como essas técnicas foram implementadas no software Prefeitura Interativa. O ambiente de apoio à decisão foi elaborado para auxiliar a administração pública municipal na gestão de políticas públicas e na busca por soluções mais eficientes para as demandas que afetam a população local. Por meio de uma abordagem colaborativa, o software permite a aplicação de técnicas específicas de coleta e visualização de dados para melhorar a análise e interpretação de informações relevantes para a tomada de decisão.
Referências
Botelho, E. (2002). Visualização de dados como ferramenta de classificação em sistemas de bases de dados para data mining. Master's thesis, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brazil.
Both, E. L. and Dill, S. L. (2005). Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública. Congresso Sul Brasileiro de Computação, 1:4.
De Lucia Castillo, F. and Saibel Santos, C. A. (2016). Visualização de dados em sistemas de informação geográfica: uma revisão sistemática da literatura. Espacios, 37(19):26.
Farias, E. (2020). Storytelling de dados: contando histórias com dashboards. TCC, Universidade do Sul de Santa Catarina. Bacharelado em Sistemas de Informação.
Lima, A. B. (2019). Ciência de dados aplicada à contenção de demandas judiciais de medicamentos de alto custo no brasil. In Conferências IADIS Ibero-Americanas WWW/Internet e Computação Aplicada, pages 329-333, Brasília, DF, Brasil. IADIS.
Rodrigues, A. A., Nóbrega, E., and Dias, G. A. (2017). Desafios da gestão de dados na era do big data: perspectivas profissionais. In Anais do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), volume 18, pages 1-16, Marília.
Silva, F. C. C. d. (2019). Data visualization: past, present and future. LIINC em revista, 15(2):205-223.