Vocações Econômicas de Curitiba: Um Estudo a Partir de Uma Base de Dados Aberta

  • Alcides de V. A. Júnior UTFPR
  • Marcelo G. da Costa UTFPR
  • Mariana G. da Luz UTFPR
  • Nádia P. Kozievitch UTFPR

Resumo


Em muitas cidades, a distribuição da atividade econômica ocorre de maneira heterogênea, de forma que ruas concentram mais estabelecimentos de tipos específicos do que de outros. O objetivo deste trabalho é verificar se a cidade possui vocações econômicas de acordo com seus bairros e ruas. Com técnicas de geographic information system (GIS) e Banco de Dados, realizou-se a análise dos dados e se forneceu o suporte às principais conclusões. Para isso, dados abertos de alvarás relacionados a pólos gastronônimocos de Curitiba foram utilizados.

Referências

BICHIBICHI, Y. S.; Kozievitch, N. P.; CARVALHO, R. A. M.. Análise de evolução de emissão de alvarás. In: XIV Escola Regional de Banco de Dados, p. 29, 2018, Rio Grande. Anais do XIV Escola Regional de Banco de Dados, 2018.

SILVA, T. H.; LOUREIRO, A. A.. Users in the urban sensing process: Challenges and research opportunities. In Pervasive Computing: Next Generation Platforms for Intelligent Data Collection, pages 45-95. Academic Press.

ARAÚJO JR, A. V. Vocações econômicas de Curitiba: Um estudo dos bairros e ruas a partir da base de alvarás. 2022. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ciência de Dados) -UTFPR
Publicado
11/04/2023
A. JÚNIOR, Alcides de V.; COSTA, Marcelo G. da; LUZ, Mariana G. da; KOZIEVITCH, Nádia P.. Vocações Econômicas de Curitiba: Um Estudo a Partir de Uma Base de Dados Aberta. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 18. , 2023, Palmas/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 134-137. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2023.229497.