Diferenciação de Perfis de Curva de Carga para Identificação de Perdas Não-Técnicas em Redes de Distribuição Utilizando Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina

  • Jorge Gustavo Sandoval Simão
  • Raimundo Celeste Ghizoni Teive

Resumo


É estimado que, no Brasil, aproximadamente 15% da energia elétrica é consumida de forma fraudulenta, prática essa denominada perda não-técnica. Este artigo é um estudo aplicado que analisa a identificação dessas perdas nas redes de distribuição para reconhecer distorções em relação aos respectivos padrões de consumo de cada consumidor e, a partir da análise desta informação, detectar possíveis desvios que possam ser classificados como fraudes. Para tal, foram aplicadas técnicas de mineração e dados e aprendizado de máquina nos consumidores comerciais do Estado de Santa Catarina, apresentando evidências de que essas técnicas podem ser usadas para identificar padrões de consumo de energia elétrica irregulares.
Publicado
11/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SIMÃO, Jorge Gustavo Sandoval; TEIVE, Raimundo Celeste Ghizoni. Diferenciação de Perfis de Curva de Carga para Identificação de Perdas Não-Técnicas em Redes de Distribuição Utilizando Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 14. , 2018, Rio Grande. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-413X.