Análise da Popularidade de Tuítes com Base em Características Extra ídas de seu Conteúdo

  • Lucas L. de Oliveira
  • Sérgio L. S. Mergen

Resumo


O Twitter é uma plataforma poderosa para a difusão de opiniões. Sabendo disso, empresas e personalidades influentes usam a plataforma como um meio de se conectar com seu público com o objetivo de alavancar a popularidade. No Twitter, os mecanismos capazes de medir a popularidade são os retuítes e curtidas que cada publicação recebe. Neste trabalho, o objetivo é analisar o conteúdo das mensagens veiculadas através da plataforma e correlacioná-las com sua popularidade. Foram avaliadas características da mensagem como o sentimento, tamanho em caracteres, banalidade e o uso de URLs ou hashtags. Foi possível identificar, de maneira geral, uma preferência do público por tuítes com sentimento positivo e banalidade mediana, enquanto o tamanho das mensagens influenciou de maneira diferente nos retu ítes e curtidas.
Publicado
11/04/2018
OLIVEIRA, Lucas L. de; MERGEN, Sérgio L. S.. Análise da Popularidade de Tuítes com Base em Características Extra ídas de seu Conteúdo. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 14. , 2018, Rio Grande. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-413X.