Sistemas de Recomendação e Dados Interligados

  • Gisele Rabello Lopes

Resumo


O problema da sobrecarga de informação continua sendo experienciado pelos usuários ao tentarem acessar informações nos mais variados meios. nesse contexto, surgiu a necessidade do desenvolvimento de aplicações capazes de recomendar, de maneira personalizada, itens que possam ser de interesse de um usuário em particular.
Para satisfazer essa necessidade, Sistemas de Recomendação vêm sendo concebidos para os mais variados domínios de conhecimento, salientando-se seu amplo uso em sites de comércio eletrônico. Evidencia-se também a evolução da Web nos últimos anos, de um repositório distribuído de documentos conectados através de hiperlinks, para um repositório distribuídos de dados interligados em formato RDF (Resource Description Framework). Essa evolução abriu oportunidades para explorar o potencial poder do uso de dados interligados no enriquecimento da descrição dos itens a serem recomdados.
Além disso, Sistemas de Recomendação vêm sendo desenvolvidos para auxiliar no próprio processo de publicação de dados interligados. Este minicurso tem por objetivo apresentar os principais conceitos e técnicas utilizadas por estas duas áreas de pesquisa: "Sistemas de Recomendação" e "Dados Interligados", e os avanços que vêm sendo obtidos por utilizá-las em conjunto.
Publicado
05/04/2017
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Gisele Rabello. Sistemas de Recomendação e Dados Interligados. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 13. , 2017, Passo Fundo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-413X.