Avaliação de Sentimentos de Aplicativos: Uma Comparação entre Modelos de Linguagem de Grande Escala
Resumo
A expansão do e-commerce no Brasil tem estimulado a demanda por estratégias mais eficientes para entender a visão dos consumidores. Nesse cenário, a análise de sentimentos se apresenta como um instrumento essencial para examinar opiniões de usuários acerca de produtos e serviços. Esta pesquisa avalia a performance de diferentes Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), de baixo custo computacional, na tarefa de avaliação de sentiments.Referências
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Siqueira, V., Costa, R. H., Soares, T., Lunardi, G., and Silva, W. (2024a). Dataset anotado de sentimentos a partir de comentários de aplicativos móveis. In Anais do VI Dataset Showcase Workshop, pages 65–76, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
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Átilas Barros (2024). Desvendando narrativas e representações: a ia aplicada à análise de dados qualitativos. Educare et Sabere, 2(2). (Accessed on 08/02/2025).
Publicado
23/04/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Kalidsa B. de; LUNARDI, Gabriel M.; SILVA, Williamson.
Avaliação de Sentimentos de Aplicativos: Uma Comparação entre Modelos de Linguagem de Grande Escala. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 20. , 2025, Florianópolis/SC.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 145-148.
ISSN 2595-413X.
DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2025.7011.
