Integração semântica entre dados dos domínios da educação e segurança: um caso em Curitiba

  • Pedro Auceli UTFPR
  • Rita Berardi UTFPR
  • Nádia Kozievitch UTFPR

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar se existe uma relação entre o rendimento de alunos com a quantidade de ocorrências policiais do bairro em que se encontram a partir da integração semântica de bases de dados abertas heterogêneasdos domínios de educação e segurança. Os dados utilizados são referentes à cidade de Curitiba-Paraná. Para realizar a integração uma ontologia é proposta com o intuito de unificar semanticamente o domínio das bases e especificar formalmente o relacionamento dos dados.

Palavras-chave: Ontologias, Ocorrência Policial, Rendimento Alunos

Referências

Guarino N., Oberle D., Staab S. (2009) “What Is an Ontology?”. In: Staab S., Studer R. (eds) Handbook on Ontologies. International Handbooks on Information Systems. Springer, Berlin, Heidelberg

Junior, F. T. M. et al. “Avaliação da prontidão para abertura de dados das instituições públicas brasileiras: caso de uma instituição financeira pública brasileira”. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, 2018.

Pereira, D. L. N. C., Wassermann, R., Salvador, L. Integração Semântica das Bases de Dados do Município de São Paulo: Um Estudo de Caso com Anomalias Congênitas.XI Seminar on Ontology Research in Brazil, ONTOBRAS 2018.

Framework Ontop. Disponível em: <https://ontop.inf.unibz.it/>.

Musen, M.A. The Protégé project: A look back and a look forward. 2015. Association of Computing Machinery Specific Interest Group in Artificial Intelligence.
Publicado
10/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
AUCELI, Pedro; BERARDI, Rita; KOZIEVITCH, Nádia. Integração semântica entre dados dos domínios da educação e segurança: um caso em Curitiba. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 15. , 2019, Chapecó. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 141-150. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2019.8487.