Integração semântica entre dados dos domínios da educação e segurança: um caso em Curitiba
Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar se existe uma relação entre o rendimento de alunos com a quantidade de ocorrências policiais do bairro em que se encontram a partir da integração semântica de bases de dados abertas heterogêneasdos domínios de educação e segurança. Os dados utilizados são referentes à cidade de Curitiba-Paraná. Para realizar a integração uma ontologia é proposta com o intuito de unificar semanticamente o domínio das bases e especificar formalmente o relacionamento dos dados.
Referências
Junior, F. T. M. et al. “Avaliação da prontidão para abertura de dados das instituições públicas brasileiras: caso de uma instituição financeira pública brasileira”. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, 2018.
Pereira, D. L. N. C., Wassermann, R., Salvador, L. Integração Semântica das Bases de Dados do Município de São Paulo: Um Estudo de Caso com Anomalias Congênitas.XI Seminar on Ontology Research in Brazil, ONTOBRAS 2018.
Framework Ontop. Disponível em: <https://ontop.inf.unibz.it/>.
Musen, M.A. The Protégé project: A look back and a look forward. 2015. Association of Computing Machinery Specific Interest Group in Artificial Intelligence.