Análise da participação das mulheres no projeto da IX Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica (SAEMEC)

  • Francisco Daniel França Bazán UFR
  • Tatiana Annoni Pazeto UFR

Resumo


A igualdade de gênero é um tema relevante e em algumas áreas, como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), nem sempre ocorre. Portanto é importante analisar a presença feminina em um evento dessa área. Nesse contexto, este artigo visa analisar a participação feminina no projeto de extensão da IX SAEMEC comparando com a quantidade de mulheres matriculadas no curso de Engenharia Mecânica da UFR. Para isso, analisou-se o relatório dos alunos matriculados no referido curso e o da IX SAEMEC, bem como o referencial teórico nacional sobre o tema. Concluiu-se que a quantidade de homens ainda é maior na área de exatas, o que também ocorre no curso de Engenharia Mecânica da UFR e na participação de mulheres no evento da IX SAEMEC.

Palavras-chave: Informática aplicada, Grupos minoritários na Computação

Referências

Aquino, J. C. Diferenças e preconceitos na escola. Alternativas teóricas e práticas. 4ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

Brenner-Shuman, A.; Waren, W. “Age at menarche and choice of college major: implications for STEM Majors.” Bulletin of Science, Technology & Society, v. 33, n. 1-2, p. 28-34, 2013.

Calegari, L. (2018) “A desigualdade de gênero no Brasil em um gráfico”. Disponível em: [link]. Acesso em: janeiro/2021

Costa, C.; Tombesi, C. “Dia Internacional da Mulher: 6 gráficos que mostram como as mulheres avançaram (ou não) na América Latina.” Da BBC News Brasil e da BBC News Mundo em Londres. Março/2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47490977 . Acesso em: janeiro/2021

Fundação Tide Setubal. (2018). “Desigualdade de gênero no Brasil: uma realidade perigosa.”. Disponível em: [link]. Acesso em: março/2021.

Hill, C.; Corbett, C.; St. Rose, A. Why so few women in Science, Technology, Engineering and Mathematics. Washington DC: American Association of University Women, 2010.

IBGE. (2018). “Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil”. ISBN 978-85-240-4448-9. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf. Acesso em: janeiro/2021

IBGE. (2020). “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2019”. ISBN 978-85-240-4530-1. Disponível em: [link]. Acesso em: janeiro/2021

Inep/MEC. (2019). “Resumo Técnico Censo da Educação Superior 2017”. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro/2021.

Moraes, A. Z. “Relações de gênero e a formação de engenheiras e engenheiros”. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2016.

Oliveira, E. R. B.; Unbehaum, S.; Gava, T. “A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro”. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.130-159. Epub May 20, 2019.

Prietch, S. S.; Pazeto, T. A.; Souza, N. S. “Análise da Atuação das Mulheres em um Curso de Licenciatura em Informática”. In: Anais da XII WEIBASE/ ERBASE (Escola Regional de Computação - Bahia Alagoas Sergipe), Juazeiro/BA: SBC/ Univasf, 2012. p. 1-10.

Sapienza, P.; Zingales, L.; Maestripieri, D. “Gender differences in financial risk aversion and career choices are affected by testosterone”. Proceedings of the National Academy of Science, USA, v. 106, n. 36, p. 15268-15273, 2009.

Siqueira, C. M.; Gurgel-Giannetti, J. “Mau desempenho escolar: uma visão atual”. Revista da Associação Médica Brasileira Print version. ISSN 0104-4230. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.57 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2011.

Uamusse, A. A.; Cossa, E. F. R.; Kouleshova, T. A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano. Revista Estudos Feministas. Print version. ISSN 0104-026X On-line version. ISSN 1806-9584. Rev. Estud. Fem. vol.28 no.1 Florianópolis, 2020.

Unesco Brasil 2018. (2018). “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro/2021.
Publicado
10/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BAZÁN, Francisco Daniel França; PAZETO, Tatiana Annoni. Análise da participação das mulheres no projeto da IX Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica (SAEMEC). In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 21. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 56-62. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2021.18225.