Interfaces Acessíveis para Pessoas com Deficiência Visual: Desafios e Soluções em UI/UX

  • Otavio Matheus Neves UniSENAI
  • Rubio Rodrigo Costa UniSENAI
  • Tathiana Amarante Duarte UniSENAI
  • Vitor Hugo Furtado UniSENAI

Resumo


A acessibilidade digital é essencial para garantir uma experiência inclusiva em sites, especialmente para os 18,6 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência. Apesar das normas do W3C e da Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015), muitos sites não atendem aos padrões mínimos, prejudicando esses usuários. A adoção de práticas de design inclusivo, como descrições textuais e adaptações de cores, é fundamental para facilitar a navegação, além disso, a implementação dessas práticas não apenas melhora a experiência do usuário, mas também reforça o compromisso ético das organizações com a inclusão.

Referências

Brasil (2015). “Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015”. Estatuto da Pessoa com Deficiência, [link].

Brasil (2023). “Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital”, [link].

IBGE (2022). “Pessoas de 2 anos ou mais de idade, por cor ou raça e existência de deficiência”. [link].

Movimento Web Para Todos e Bigdatacorp (2021). “Número de sites brasileiros aprovados em todos os testes de acessibilidade tem queda em relação ao ano passado e é ainda menor que 1%!”, [link].

OMS (2019). “CID-11 para estatísticas de mortalidade e morbidade”. [link].

SOUZA, Gabriel Henrique Fermiano (2023). “Acessibilidade Digital: uma análise dos principais desafios para inclusão de pessoas com deficiência visual na web”, [link].

WCAG (2023). “Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web”, [link].
Publicado
07/11/2024
NEVES, Otavio Matheus; COSTA, Rubio Rodrigo; DUARTE, Tathiana Amarante; FURTADO, Vitor Hugo. Interfaces Acessíveis para Pessoas com Deficiência Visual: Desafios e Soluções em UI/UX. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 137-142. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245828.