Robótica Educacional: relato comparativo da formação acadêmica e da atuação profissional

  • Mariana Arfux Pereira Cavalcante de Castro IFMS
  • Luiz Fernando Delboni Lomba IFMS

Resumo


Este artigo apresenta a experiência de uma profissional atuante em robótica educacional (RE), estabelecendo um paralelo com sua formação em um curso de graduação na área de computação. As vivências destacam a importância de alinhar a formação dos profissionais de RE aos aspectos técnicos da disciplina, ao mesmo tempo em que ressaltam a necessidade de uma sólida preparação pedagógica, que não é contemplada nos cursos de bacharelado.

Referências

Caldas, R. L. and Machado, C. B. H. (2023). Método steam: Formação de professores em tempos de pandemia. Humanidades & Inovação, 10(3):290–305.

Correia, J. C. C. (2019). Project based learning e robótica educativa. PhD thesis, Universidade de Lisboa (UL).

Ferracioli, L. (1999). Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de piaget. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 16(2):180–194.

Freitas Neto, J. J. and Castro, S. B. (2021). Robótica educacional e formação de professores: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):423–432.

Ministério da Educação (2024). Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior.

Silva, A. F. (2009). RoboEduc: Uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Zilli, S. R. et al. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Master’s thesis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Publicado
07/11/2024
CASTRO, Mariana Arfux Pereira Cavalcante de; LOMBA, Luiz Fernando Delboni. Robótica Educacional: relato comparativo da formação acadêmica e da atuação profissional. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 143-145. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245830.