AIPE: Ambiente Institucional Prático Estudantil para Aprimorar a Comunicação no Contexto Acadêmico
Resumo
Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Rondonópolis propuseram um aplicativo para enfrentar desafios na liberação de alunos nos contra-turnos e na comunicação com os servidores, visando aprimorar a vida acadêmica. Uma pesquisa realizada revelou dificuldades, como atrasos na liberação e falta de comunicação com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP). Os resultados indicaram interesse em um aplicativo que permita comunicação eficiente e solicitação de serviços, ressaltando a viabilidade do projeto e a necessidade de uma solução integrada para os desafios dos usuários.
Referências
Bonifácio, B., Viana, D., Vieira, S., Araújo, C., and Conte, T. (2010) “Aplicando técnicas de inspeção de usabilidade para avaliar aplicações móveis”, In: Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’10, pages 189–192, Porto Alegre, Brazil. Brazilian Computer Society.
ClipEscola. “ClipEscola - Plataforma de transformação para escolas!” Disponível em: [link]. Acesso em: 30 nov. 2023.
Costa, M. M. do Nascimento et al. (2016) “Análise da usabilidade do sistema unificado de administração pública (SUAP) do IFRN”. Disponível em: [link].
Cruz, F. (2013) “Scrum e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projetos”, Brasport.
Gil, C. A. (2010) “Como elaborar projetos de pesquisa”, 5. ed., São Paulo - SP: Atlas.
Sommerville, I. (2011) “Software Engineering”, 9. ed., Boston: Pearson.