O uso da Taxonomia de Bloom no Ensino de Língua e Tecnologia no Curso de Letras
Resumo
Este artigo explora a aplicação da Taxonomia de Bloom no ensino de Língua e Tecnologia no curso de Letras. Através de uma análise da taxonomia como ferramenta pedagógica, discute-se como ela pode facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas em estudantes, promovendo níveis mais elevados de pensamento crítico e engajamento na aprendizagem. O artigo ainda investiga como essa metodologia pode ser integrada com o uso da tecnologia no ensino de línguas, preparando os alunos para os desafios acadêmicos e profissionais.Referências
Filho, S. S. S. (2016). Uma abordagem semiótica para o desenvolvimento de WebQuests.
Dissertação (Prog. Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP. Disponível em: [link]. Acesso em 20 set. 2024.
Bloom, B.S.; Engelhart, M.D.; Furst, E.J.; Hill, W.H.; Krathwohl, D.R. (1956).
Taxonomy of educational objectives – The Classification of Educational Goals – Handbook 1: Cognitive Domain. London, WI: Longmans, Green & Co. Ltd.
Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
Anderson, L. W., & Krathwohl, D. R. (2001). A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: A Revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Longman.
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, 9(5), 1-6.
Poole, A. (2011). The Impact of Technology on the Teaching and Learning of Languages. The Journal of Language Teaching and Learning, 1(2), 1-15.
Dissertação (Prog. Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP. Disponível em: [link]. Acesso em 20 set. 2024.
Bloom, B.S.; Engelhart, M.D.; Furst, E.J.; Hill, W.H.; Krathwohl, D.R. (1956).
Taxonomy of educational objectives – The Classification of Educational Goals – Handbook 1: Cognitive Domain. London, WI: Longmans, Green & Co. Ltd.
Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
Anderson, L. W., & Krathwohl, D. R. (2001). A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: A Revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Longman.
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, 9(5), 1-6.
Poole, A. (2011). The Impact of Technology on the Teaching and Learning of Languages. The Journal of Language Teaching and Learning, 1(2), 1-15.
Publicado
07/11/2024
Como Citar
LINKA, Eliezer S.; S. FILHO, Sérgio Santos; QUIM, Osmar; TAFARELLO, Igor de A.; ALMEIDA, Darley D. de; OLIVEIRA, Toni A. de.
O uso da Taxonomia de Bloom no Ensino de Língua e Tecnologia no Curso de Letras. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 165-167.
ISSN 2447-5386.
DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245848.