Proposta de Desenvolvimento de Plataforma de Crowdsourcing para Comparação de Preços de Supermercados

  • Carlos Gracioli Neto IFMT
  • Beatriz Barbosa Silva IFMT
  • Geovana Dourado Rodrigues IFMT
  • Guilherme Henrique Rodrigues de Oliveira IFMT
  • João Pedro Martins Silva IFMT
  • João Vitor de Sousa Coelho IFMT
  • João Vicente Cardoso de Souza IFMT
  • Letícia Pereira De Paulo IFMT
  • Maria Eduarda Nogueira Contri IFMT
  • Mariana Bernardes de Paiva IFMT
  • Pedro Alves Oliveira IFMT
  • Victor Cauã Botelho Generoso da Silva IFMT
  • Yashmin Monteiro da Silva Oliveira IFMT

Resumo


A concorrência entre supermercados e a dificuldade de comparação de preços prejudicam a experiência do consumidor. Este estudo desenvolve uma plataforma interativa para facilitar essa comparação em Rondonópolis, MT, utilizando pesquisa qualitativa com entrevistas e protótipos interativos. Os achados indicam forte interesse dos consumidores em um aplicativo que permita comparar e compartilhar ofertas, especialmente em contextos que demandam transparência e eficiência. Os resultados destacam a viabilidade do projeto e a necessidade de uma solução para os consumidores.

Referências

Boote, D. N. and Beile, P. (2004) “The quality of dissertation literature reviews: A missing link in research preparation”, In: Annual Meeting of the American Educational Research Association, San Diego, CA.

Brooks, D. (2018) “User Experience: A abordagem prática da usabilidade”, Rio de Janeiro: Novatec.

Date, C. J. and Lifschitz, S. (2003) “Introdução a sistemas de banco de dados”, 8. ed. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier.

Gil, C. A. (2010) “Como elaborar projetos de pesquisa”, 5. ed. São Paulo - SP: Atlas.

Hammon, L. and Hippner, H. (2012) “Crowdsourcing”, Business & Information Systems Engineering, v. 4, p. 163-166.

Kim, J. Y. and Russell, J. E. (2018) “Design Thinking: Inovação em produtos e serviços”, Porto Alegre: Bookman.

Vargas, R. (2016) “Gerenciamento de projetos: Estabelecendo diferenciais competitivos”, 8. ed. Rio de Janeiro - RJ: Brasport.

Wazlawick, R. S. (2009) “Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação”, Rio de Janeiro - RJ: Elsevier.
Publicado
07/11/2024
GRACIOLI NETO, Carlos et al. Proposta de Desenvolvimento de Plataforma de Crowdsourcing para Comparação de Preços de Supermercados. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 171-173. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245858.