Roteiro de estudos para avançar na Programação: Sugestões iniciais voltadas a Microserviços
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de roteiro de estudos destinada a auxiliar estudantes e futuros profissionais na carreira de programação. Com base em pesquisas iniciais, buscamos desenvolver um guia fundamentado em referências bibliográficas e na análise de roteiros apresentados pelo Roadmap.sh, aplicando essas diretrizes para fins didáticos, com foco em microserviços. O estudo aborda os principais conceitos essenciais para o aprendizado de programação, destacando ferramentas e práticas recomendadas que seguem diretrizes de órgãos como a ACM (Association for Computing Machinery) e a IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Propomos um roteiro simples, mas potencialmente eficaz, no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a relevância da área de programação no contexto atual.
Referências
Andreessen, M. (2011) “Why software is eating the world.” The Wall Street Journal. Disponível em: [link].
Eich, B. (2014) JavaScript: The Definitive Guide. 7. ed. Sebastopol, CA: O'Reilly Media.
Filho, S. S. (2016). Uma abordagem semiótica para o desenvolvimento de WebQuests.
Dissertação (Programa de Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP, Campo Limpo Paulista, SP. Disponível em: [link].
Goldsmith, K. (2017) “What is web development?” Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2024.
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). IEEE Computer Society curriculum guidelines for undergraduate degree programs in computer engineering.
2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2024.
Lewis, J.; Fowler, M. Microservices. Disponível em: [link] . Acesso em: 21 set. 2024.
Newman, S. (2015) Building microservices: designing fine-grained systems. 1. ed. Sebastopol, CA: O'Reilly Media.
Norvig, P.; Thrun, S. (2010) “Artificial intelligence: a modern approach.” 3. ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Zeldman, J. (2011) Designing with web standards. 3. ed. Berkeley: New Riders.