Aprendizagem Móvel na Produção Científica Indexada ao Scopus nos Anos de 2016 e 2017

  • Ernane Martins IFG
  • Luís Manuel Gouveia UFP

Resumo


O objetivo deste trabalho é conhecer os estudos sobre aprendizagem móvel realizados nos últimos anos indexados a base de dados Scopus. Para alcançar este objetivo buscou-se, através do método da revisão sistemática da literatura, traçar um panorama sobre a produção científica relacionada a este tema nos anos de 2016 e 2017, com a finalidade de permitir a visualização de possíveis lacunas a serem aprofundadas, possibilitando novas oportunidades de pesquisa. Como resultados são apresentadas as características das publicações selecionadas dentro do escopo determinado.

Referências

Ally, M. and Prieto-Blázquez, J. ( 2014 ). What is the future of mobile learning in education? [Special Section] Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC) Mobile learning applications in higher education, v. 11 ( 1 ), p. 142 - 151.

Crompton, H. ( 2013 ). A historical overview of mobile learning: Toward learner-centered education. Z. L . Berge, L.Y. Muilenburg (Eds.), Handbook of mobile learning, Routledge, Florence, p. 3 - 14.

Crompton, H. ; Burke, D. ; Gregory, K. and Gräbe, C. ( 2016 ). The use of mobile learning in science education: A systematic review. Journal of Science Education and Technology, v. 25, p. 149 - 160.

Foti , M. ( 2014 ). Mobile learning: How students use mobile devices to support learning. Journal of Literacy and Technology, v. 15 ( 3 ), p. 58 - 78.

Frohberg, D. ; Göth, C. and Schwabe, G. ( 2009 ). Mobile learning projects - a critical analysis of the state of the art. Journal of Computer Assisted Learning, v. 25 ( 4 ), p. 307 - 331.

Gough, D. ; Oliver, S. and Thomas, J. (Eds.) ( 2012 ). An introduction to systematic reviews, SAGE Publications, London, p. vii - x.

Hwang, G. and Tsai , C. ( 2011 ). Research trends in mobile and ubiquitous learning: A review of publication in selected journals from 2001 to 2010. British Journal of Educational Technology, v. 42 ( 4 ), p. E65 - E70.

Liu, M. ; Scordino, R. ; Geurtz, R. ; Navarrete, C. ; Ko, Y. and Lim, M. ( 2014 ). A look at research on mobile learning in K-12 education from 2007 to the presente. Journal of Research on Technology in Education, v. 46 ( 4 ), p. 325 - 372.

Martins, E. R. ; Geraldes, W. B. ; Afonseca, U. R. and Gouveia, L. M. B. ( 2018 ). Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias Na Educação, v. 16, p. 1 - 10.

Sung, Y. ; Chang, K. and Liu, T. ( 2016 ). The effects of integrating mobile devices with teaching and learning on students' learning performance: A meta-analysis and research synthesis. Computers & Education, v. 94, p. 252 - 275.

Transfield, D. ; Denyer, D. and Smart, P. ( 2003 ). Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Academy of Management, v. 14. p. 207 - 222.

Wu, W. ; Wu, Y. ; Chen, C. ; Kao, H. ; Lin, C. and Huang, S. ( 2012 ). Review of trends from mobile learning studies: A meta-analysis. Computers & Education, v. 59 ( 2 ), p. 817 - 827.
Publicado
16/10/2019
MARTINS, Ernane; GOUVEIA, Luís Manuel. Aprendizagem Móvel na Produção Científica Indexada ao Scopus nos Anos de 2016 e 2017. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 13-18. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8587.