Aprendizagem Móvel na Produção Científica Indexada ao Scopus nos Anos de 2016 e 2017

  • Ernane Martins IFG
  • Luís Manuel Gouveia IFG

Resumo


O objetivo deste trabalho é conhecer os estudos sobre aprendizagem móvel realizados nos últimos anos indexados a base de dados Scopus. Para alcançar este objetivo buscou-se, através do método da revisão sistemática da literatura, traçar um panorama sobre a produção científica relacionada a este tema nos anos de 2016 e 2017, com a finalidade de permitir a visualização de possíveis lacunas a serem aprofundadas, possibilitando novas oportunidades de pesquisa. Como resultados são apresentadas as características das publicações selecionadas dentro do escopo determinado.

Referências

Ally , M. and Prieto-Blázquez , J. ( 2014 ). What is the future of mobile learning in education? [Special Section] Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC) Mobile learning applications in higher education , v . 11 ( 1 ), p. 142 - 151 .

Crompton , H. ( 2013 ). A historical overview of mobile learning: Toward learner-centered education . Z. L . Berge, L.Y. Muilenburg (Eds.), Handbook of mobile learning, Routledge, Florence, p. 3 - 14 .

Crompton , H. ; Burke , D. ; Gregory , K. and Gräbe , C. ( 2016 ). The use of mobile learning in science education: A systematic review . Journal of Science Education and Technology , v. 25 , p. 149 - 160 .

Foti , M. ( 2014 ). Mobile learning: How students use mobile devices to support learning . Journal of Literacy and Technology , v. 15 ( 3 ), p. 58 - 78 .

Frohberg , D. ; Göth , C. and Schwabe , G. ( 2009 ). Mobile learning projects - a critical analysis of the state of the art . Journal of Computer Assisted Learning , v. 25 ( 4 ), p. 307 - 331 .

Gough , D. ; Oliver , S. and Thomas , J. (Eds.) ( 2012 ). An introduction to systematic reviews , SAGE Publications , London, p. vii - x .

Hwang , G. and Tsai , C. ( 2011 ). Research trends in mobile and ubiquitous learning: A review of publication in selected journals from 2001 to 2010 . British Journal of Educational Technology , v. 42 ( 4 ), p. E65 - E70 .

Liu , M. ; Scordino , R. ; Geurtz , R. ; Navarrete , C. ; Ko , Y. and Lim , M. ( 2014 ). A look at research on mobile learning in K-12 education from 2007 to the presente . Journal of Research on Technology in Education , v. 46 ( 4 ), p. 325 - 372 .

Martins , E. R. ; Geraldes , W. B. ; Afonseca , U. R. and Gouveia , L. M. B. ( 2018 ). Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: uma Revisão Sistemática da Literatura . RENOTE. Revista Novas Tecnologias Na Educação, v. 16 , p. 1 - 10 .

Sung , Y. ; Chang , K. and Liu , T. ( 2016 ). The effects of integrating mobile devices with teaching and learning on students' learning performance: A meta-analysis and research synthesis . Computers & Education, v. 94 , p. 252 - 275 .

Transfield , D. ; Denyer , D. and Smart , P. ( 2003 ). Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review . British Academy of Management, v. 14 . p. 207 - 222 .

Wu , W. ; Wu , Y. ; Chen , C. ; Kao , H. ; Lin , C. and Huang , S. ( 2012 ). Review of trends from mobile learning studies: A meta-analysis . Computers & Education , v. 59 ( 2 ), p. 817 - 827 .
Publicado
04/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Ernane; GOUVEIA, Luís Manuel. Aprendizagem Móvel na Produção Científica Indexada ao Scopus nos Anos de 2016 e 2017. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Os Anais da X Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, nov. 2019 . p. 13-18. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8587.