Aprendizagem Móvel na Produção Científica Indexada ao Scopus nos Anos de 2016 e 2017
Resumo
O objetivo deste trabalho é conhecer os estudos sobre aprendizagem móvel realizados nos últimos anos indexados a base de dados Scopus. Para alcançar este objetivo buscou-se, através do método da revisão sistemática da literatura, traçar um panorama sobre a produção científica relacionada a este tema nos anos de 2016 e 2017, com a finalidade de permitir a visualização de possíveis lacunas a serem aprofundadas, possibilitando novas oportunidades de pesquisa. Como resultados são apresentadas as características das publicações selecionadas dentro do escopo determinado.
Referências
Crompton, H. ( 2013 ). A historical overview of mobile learning: Toward learner-centered education. Z. L . Berge, L.Y. Muilenburg (Eds.), Handbook of mobile learning, Routledge, Florence, p. 3 - 14.
Crompton, H. ; Burke, D. ; Gregory, K. and Gräbe, C. ( 2016 ). The use of mobile learning in science education: A systematic review. Journal of Science Education and Technology, v. 25, p. 149 - 160.
Foti , M. ( 2014 ). Mobile learning: How students use mobile devices to support learning. Journal of Literacy and Technology, v. 15 ( 3 ), p. 58 - 78.
Frohberg, D. ; Göth, C. and Schwabe, G. ( 2009 ). Mobile learning projects - a critical analysis of the state of the art. Journal of Computer Assisted Learning, v. 25 ( 4 ), p. 307 - 331.
Gough, D. ; Oliver, S. and Thomas, J. (Eds.) ( 2012 ). An introduction to systematic reviews, SAGE Publications, London, p. vii - x.
Hwang, G. and Tsai , C. ( 2011 ). Research trends in mobile and ubiquitous learning: A review of publication in selected journals from 2001 to 2010. British Journal of Educational Technology, v. 42 ( 4 ), p. E65 - E70.
Liu, M. ; Scordino, R. ; Geurtz, R. ; Navarrete, C. ; Ko, Y. and Lim, M. ( 2014 ). A look at research on mobile learning in K-12 education from 2007 to the presente. Journal of Research on Technology in Education, v. 46 ( 4 ), p. 325 - 372.
Martins, E. R. ; Geraldes, W. B. ; Afonseca, U. R. and Gouveia, L. M. B. ( 2018 ). Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias Na Educação, v. 16, p. 1 - 10.
Sung, Y. ; Chang, K. and Liu, T. ( 2016 ). The effects of integrating mobile devices with teaching and learning on students' learning performance: A meta-analysis and research synthesis. Computers & Education, v. 94, p. 252 - 275.
Transfield, D. ; Denyer, D. and Smart, P. ( 2003 ). Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Academy of Management, v. 14. p. 207 - 222.
Wu, W. ; Wu, Y. ; Chen, C. ; Kao, H. ; Lin, C. and Huang, S. ( 2012 ). Review of trends from mobile learning studies: A meta-analysis. Computers & Education, v. 59 ( 2 ), p. 817 - 827.