Sala de Aula Invertida com Auxílio do WhatsApp

  • Ernane Martins Instituto Federal de Goiás
  • Luís Gouveia Universidade Fernando Pessoa

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino realizada em uma instituição pública de ensino nas disciplinas de Gerência de Projetos e Projetos de Sistemas de Informação, que poderá servir como referência a novas atividades. O trabalho envolveu a utilização da Teoria da Sala de Aula Invertida com auxílio do aplicativo WhatsApp, acessado via Tecnologia Móvel. Ao final foi aplicada uma pesquisa junto aos discentes por meio de um questionário eletrônico, obtendo-se 44 respostas. Verificou-se que o aplicativo pode ser utilizado como um recurso pedagógico, por meio da criação de grupos nos quais existe a participação do docente responsável, auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos.

Referências

Bergmann , J. and Sams , A. ( 2016 ). Sala de aula invertida - uma metodologia ativa de aprendizagem . 1. ed. Rio de Janeiro.

Moran , J. M . ( 2015 ). Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação hoje . In: Bacich, Lilian; Neto, Adolfo Tanzi; Trevisani, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação . Porto Alegre: Penso.

Saccol , J. B. A. ; Schlemmer , E. and Barbosa , J. ( 2011 ). M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua . São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Souza , C. F. de. ( 2015 ). Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa . Revista Texto Livre , v. 8 , p. 39 - 50 .

Unesco. ( 2014 ). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel . Brasília: UNESCO.

Yin , R. K. ( 2003 ). Case Study Research: Design and Methods (3rd Ed .). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. 181p.
Publicado
04/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Ernane; GOUVEIA, Luís. Sala de Aula Invertida com Auxílio do WhatsApp. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Os Anais da X Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, nov. 2019 . p. 169-171. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8623.