Modelagem Computacional de Efeitos Sensoriais

  • Renato Rodrigues CEFET/RJ
  • Felipe Henriques CEFET/RJ
  • José Ricardo IFRJ
  • Diego Brandão CEFET/RJ
  • Joel dos Santos CEFET/RJ

Resumo


A inclusão de efeitos sensoriais em aplicações multimídia interativas apresenta o desafio de se controlar diversos aspectos da reprodução desses efeitos em conjunto com sua representação no ambiente virtual e a interação do usuário. Utilizar técnicas de dinâmica de fluidos computacionais para simular os efeitos sensoriais e usar estes dados para controlar os atuadores pode facilitar a autoria de tais aplicações e promover uma melhor experiência aos usuários. Este trabalho apresenta algumas das diferentes abordagens para a simulação de fluidos, bem como uma implementação para ser utilizada no contexto de aplicações interativas e demonstra diferentes visualizações de dados da simulação para estudar seu comportamento.

Palavras-chave: Mulsemidia, efeitos sensoriais, fluidos, SPH

Referências

Apostolopoulos, J. G., Chou, P. A., Culbertson, B., Kalker, T., Trott, M. D., Wee, S. (2012). The road to immersive communication. Proceedings of the IEEE, 100(4):974–990.

da Silva Junior, J. R. (2010). Simulação computacional em tempo real de fluidos utilizando o método sph em ambiente heterogêneo cpu/gpu. Master’s thesis, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Brasil.

Ghinea, G., Timmerer, C., Lin, W., Gulliver, S. R. (2014). Mulsemedia: State of the Art, Perspectives, and Challenges. ACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications, 11(1s):1–23.

Gingold, R. A., Monaghan, J. J. (1977). Smoothed particle hydrodynamics: theory and application to non-spherical stars. Monthly notices of the royal astronomical society, 181(3):375–389.

Giorgi, G. (2018). Nonlinear hydrodynamic modelling of wave energy converters under controlled conditions. PhD thesis, National University of Ireland Maynooth.

Ishida, H., Matsukura, H., Yoshida, H., Nakamoto, T. (2008). Application of computational fluid dynamics simulation to olfactory display. In Proc. ICAT, pages 285–288.

Kahol, K., Tripathi, P., Mcdaniel, T., Bratton, L., Panchanathan, S. (2006). Modeling context in haptic perception, rendering, and visualization. ACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications (TOMM), 2(3):219–240.

Liu, G.R., Liu, M.B. (2003). Smoothed particle hydrodynamics: a meshfree particle method. World scientific.

Lucy, L.B. (1977). A numerical approach to the testing of the fission hypothesis. The astronomical journal, 82:1013–1024.

Matsukura, H., Ishida, H. (2009). Olfactory display: fluid dynamic considerations for realistic odor presentation. In Proceedings of the 15th Joint virtual reality Eurographics conference on Virtual Environments, pages 61–64.

Matsukura, H., Yoshida, H., Ishida, H., Nakamoto, T. (2009). Interactive odor playback based on fluid dynamics simulation. In 2009 IEEE Virtual Reality Conference, pages 255–256. IEEE.

Müller, M., Charypar, D., Gross, M. H. (2003). Particle-based fluid simulation for interactive applications. In Symposium on Computer animation, pages 154–159.

Nakamoto, T., Hirasawa, T., Hanyu, Y. (2020). Virtual environment with smell using wearable olfactory display and computational fluid dynamics simulation. In 2020 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces (VR), pages 713–720. IEEE.

Ren, B., Yan, X., Yang, T., Li, C.-f., Lin, M. C., Hu, S.-m. (2016). Fast sph simulation for gaseous fluids. The Visual Computer, 32(4):523–534.

Timmerer, C., Waltl, M., Rainer, B., Hellwagner, H. (2012). Assessing the quality of sensory experience for multimedia presentations. Signal Processing: Image Communication, 27(8):909–916.

Tortell, R., Luigi, D., Dozois, A., Bouchard, S., Morie, J. F., Ilan, D. (2007). The effects of scent and game play experience on memory of a virtual environment. Virtual Reality, 11(1):61–68

Wesseling, P. (2009). Principles of computational fluid dynamics, volume 29. Springer Science & Business Media.
Publicado
23/11/2021
RODRIGUES, Renato; HENRIQUES, Felipe; RICARDO, José; BRANDÃO, Diego; DOS SANTOS, Joel. Modelagem Computacional de Efeitos Sensoriais. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO RIO DE JANEIRO (ERI-RJ), 4. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-rj.2021.18768.