App Conheça Caxias-MA: O uso do leitor de QR-Code com fins Educativos, Turisticos e Histórico.

  • Alemax Silva FACEMA
  • Hilson Silva FACEMA

Resumo


A plataforma móvel deixou de ser promessa para se tornar realidade, com um crescimento exponencial nas mais diversificadas áreas, faz dela hoje uma das vertentes do desenvolvimento mais procurada para implementação de software. É possível encontrar aplicativos (Apps) para quase todos os segmentos, como na educação, saúde, comercio, entretenimento, jogos. Enfim, possui uma atuação bem diversificada. Pensando, nisso idealizou-se o desenvolvimento de um projeto com objetivo de implementar um App que busque disseminar e popularizar o contexto histórico da cidade de Caxias MA, através do uso da tecnologia do celular de forma prática, precisa e atraente. Como metodologia de desenvolvimento optou-se pelo modelo descritivo. Como resultado implementou-se um aplicativo leitor de QR-Code, por meio de placas instaladas com o apoio da prefeitura de Caxias-MA, que possibilita a utilização com o uso de um aparelho celular do tipo Smartphone, com Sistema operacional Android, onde elas possam se beneficiar de forma fácil e gratuita do conhecimento disponível no aplicativo. Conclui-se que todos os objetivos e metas planejadas na fase inicial do projeto foram alcançados com a disponibilização do App na plataforma Play Store de forma gratuita. Como contribuição a sociedade de Caxias que terá disponível informações sobre seus pontos históricos em formato de um guia prático que pode ajudar muito a população conhecer a sua cidade a qual escolheu para morar. Palavras chave: App. Caxias. QR-Code. História. Desenvolvimento.

Referências

Andrade, Maria Margarida de. “Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação”. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Cristiano, C. P; Cesar, E. F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Gil, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Pessoa J. M. Entre a tradição e a Modernidade: a Belle é poque Caxiense. UFPI, 2009.

Prass, Ronaldo. Entenda o que são os 'QR Codes', códigos lidos pelos celulares. Disponível em: [http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/05/entenda-o-que-sao-os-qr-codes-codigos-lidos-pelos-celulares.html] Acesso em: 13 de outubro de 2017.

Rodrigues, Joel. Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER). Disponível em: [https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332] Acesso em: 05 de novembro de 2017.

Sommerville. I. Engenharia de Software -Ed. Pearson, 9ª Edição, São Paulo,2011.

Sintes, T. Aprenda a programar orientado a objeto em 21 dias, Ed. Pearson, São Paulo, 2002.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Alemax; SILVA, Hilson. App Conheça Caxias-MA: O uso do leitor de QR-Code com fins Educativos, Turisticos e Histórico.. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 172 - 177.