Desenvolvimento e Avaliação do APP LeNuVo Para Ensino de Numerais Cardinais e Vocabulário Para Crianças com Autismo e Síndrome de Down.
Resumo
O autismo e a síndrome de Down são transtornos que afetam a capacidade de comunicação e interação. Nessa perspectiva realizou-se um estudo com crianças para averiguar a eficácia do APP LeNuVo como ferramenta de ensino. Objetivando verificar a eficiência no ensino-aprendizagem de numerais e ampliação do vocabulário. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas e no estudo de caso realizado com duas turmas de ensino fundamental. Os resultados foram bastante promissores com base na avaliação feita com apoio dos docentes, oportunizando as crianças a aprenderem, os numerais e vocabulário. Nessa perspectiva identificou-se a necessidade da utilização de recursos que auxilie na aprendizagem de crianças com necessidades específicas.
Referências
Bersch, R. (2008). Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, page 21.
BLANCO, L. d. M. V. and GLAT, R. (2007). Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro, 7:15–35.
Charitos, D., Karadanos, G., Sereti, E., Triantafillou, S., Koukouvinou, S., and Martakos, D. (2000). Employing virtual reality for aiding the organisation of autistic children behaviour in everyday tasks. In Proceedings of ICDVRAT, pages 147–152.
de Moura Machado, F. (2016). Aprendizagem dos alunos síndrome de down em contexto de inclus˜ao escolar. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, (1).
Farias, E. H., da Silva Hounsell, M., Blume, L. B., Ott, F. R., and Cordovil, F. V. P. (2013). Moviletrando: Jogo de movimentos para alfabetizar crianças com down. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 24, page 316.
MANZINI, E. J. (2005). Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, pages 82–86.