A Viabilidade da Utilização das TDIC’s Como Recursos Metodológicos à Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Um relato de experiências do estágio supervisionado IV

  • Fábio Sousa IFTO
  • Fellype Moura CEMVS
  • Laercio Pontin IFTO

Resumo


Este artigo discorre sobre as experiências vivenciadas no estágio supervisionado IV, onde foi desenvolvido o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como recursos metodológicos, com o intuito de mostrar a viabilidade do seu uso na sala de recursos multifuncionais, que é direcionada para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Durante o período de observação foi visto que os alunos não tinham domínio com tais tecnologias, nisso o trabalho se baseou em inserir os alunos no mundo tecnológico mostrando formas de ensinar utilizando tecnologias digitais diversas. Foi verificado um desenvolvimento dos alunos aos conhecimentos ensinados e ainda um aumento no conhecimento de algumas ferramentas tecnológicas. Pode-se afirmar que se torna viável o uso das tecnologias digitais ampliando o âmbito de conhecimento do aluno com NEE, fazendo com que novas portas se abram.

Referências

BATISTA, Marcus Welby; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. Estudos de psicologia, 2004, 9.1: 101-111. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n1/22386] Acesso em: 15 dez. 17.

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008. Disponível em: [ https://pdfs.semanticscholar.org/784b/a1db0947532e305a37d04866d0e0c65149a1.pdf] Acesso em: 15 dez. 17.

GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, 2005, 1.1: 35-39. Disponível em: [ https://pt-static.z-dn.net/files/df5/ac5f60b62303b5061bfba7c01690e129.pdf] Acesso em: 15 jan. 18.

Publicado
16/10/2018
SOUSA, Fábio ; MOURA, Fellype ; PONTIN, Laercio. A Viabilidade da Utilização das TDIC’s Como Recursos Metodológicos à Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Um relato de experiências do estágio supervisionado IV. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 202 - 207.