Adoção de tecnologia computacional no TDAH

Resumo


O TDAH é uma condição neurobiológica. O objetivo deste trabalho é identificar quais fatores influenciam na adoção de tecnologias da Computação aplicadas para apoiar as fases de diagnóstico e de tratamento do TDAH. Foi realizada uma RSL que permitiu verificar as principais tecnologias atualmente utilizadas. Em seguida, foram conduzidos estudos de casos com especialistas, buscando o conhecimento empírico sobre o fenômeno. Pretende-se, como próximos passos, a verificação estatística da intenção de uso de tecnologias com profissionais da saúde. Em seguida, será realizada uma proposta de adaptação do Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2) para o contexto do TDAH.

Palavras-chave: adoção de tecnologia, TDAH, tratamento, diagnóstico

Referências

Alves, R. M. B., Silva, M. F. Da, Schmitz, E. A. and Alencar, A. J. (2020). Mobile Devices and Systems in ADHD Treatment. In 16th International Conference on Web Information Systems andTechnologies (WEBIST2020). . SCITEPRESS – Science and Technology Publications.

Davis, F. D. (1989). Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319.

Dresch, A., Lacerda, D. P. and Júnior, J. A. V. A. (2015). Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman.

Faraone, S. V., Newcorn, J. H., Antshel, K. M., et al. (2016). The Groundskeeper Gaming Platform as a Diagnostic Tool for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Sensitivity, Specificity, and Relation to Other Measures. Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, v. 26, n. 8, p. 672–685.

MATTOS, P. (2015). No Mundo da Lua: Perguntas e Respostas Sobre Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos. 16. ed. Rio de Janeiro: ABDA.

Molina, B. S. G., Hinshaw, S. P., Swanson, J. M., et al. (2009). The MTA at 8 years: prospective follow-up of children treated for combined-type ADHD in a multisite study. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry,

Riddle, M. A., Yershova, K., Lazzaretto, D., et al. (2013). The preschool attention-deficit/hyperactivity disorder treatment study (PATS) 6-year follow-up. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry,

Souza, I. G. S. De, Serra-Pinheiro, M. A., Fortes, D. and Pinna, C. (2007). Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças. J. Bras. Psiquiatr., v. 56, n. 1, p. 14–18.

Venkatesh, V. and Davis, F. D. (2000). A Theoretical Extension of the Technology Acceptance Model: Four Longitudinal Field Studies. Management Science,

Venkatesh, V., Morris, Davis and Davis (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. {MIS} Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425.

Venkatesh, V., Thong, J. and Xu, X. (2012). Consumer acceptance and user of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, v. 36, n. 1, p. 157–178.

Visser, S. N., Danielson, M. L., Bitsko, R. H., et al. (2014). Trends in the Parent-report of Health Care Provider Diagnosed and Medicated ADHD: United States, 2003-2011 HHS Public Access. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 53, n. 1, p. 34–46.

Wang, G. J., Volkow, N. D., Wigal, T., et al. (2013). Long-Term Stimulant Treatment Affects Brain Dopamine Transporter Level in Patients with Attention Deficit Hyperactive Disorder. PLoS ONE.
Publicado
01/09/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Renato M. B.; DA SILVA, Mônica F.. Adoção de tecnologia computacional no TDAH. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 7. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 124-127.