Correlações entre o processo de Definição do Processo Organizacional do Nível E do MPS.BR e as Características da Transparência de Software

  • Matheus Pedra Puime Feijoó Departamento de Computação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sabrina Santos Cruz de Oliveira Departamento de Computação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Henrique Prado de Sá Sousa Departamento de Computação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo


A qualidade é um elemento transversal tanto ao processo de desenvolvimento de software quanto ao produto, podendo ser analisado sob diversas perspectivas. O MPS.BR é um modelo que visa a melhoria dos processos de software em termos qualitativos. Observou-se que estas qualidades se relacionam às características do modelo de Transparência de Software, demonstrando que a qualidade de Transparência é um fator impulsionador de melhorias em processos e produtos de software. Neste trabalho são investigadas as relações do processo de Definição do Processo Organizacional, presente no Nível E do MPS.BR, com as características de Transparência de Software. A partir da identificação das relações qualitativas, são propostas operacionalizações que visam tanto instanciar o processo MPS.BR quanto ampliar o seu grau Transparência.
Publicado
24/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
PEDRA PUIME FEIJOÓ, Matheus; SANTOS CRUZ DE OLIVEIRA, Sabrina; PRADO DE SÁ SOUSA, Henrique. Correlações entre o processo de Definição do Processo Organizacional do Nível E do MPS.BR e as Características da Transparência de Software. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 5. , 2018, Nova Friburgo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1 - 8. DOI: https://doi.org/10.5753/ersirj.2018.4648.