Diferentes abordagens de Subamostragem para Balanceamento da Base de Dados aplicados ao estudo de caso da Classificação de Absenteísmo de Pacientes Clínicos

  • Lucas V. Darós ProPECAut Instituto Federal do Espírito Santo
  • Karin S. Komati ProPECAut Instituto Federal do Espírito Santo
  • Leandro C. Resendo ProPECAut Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


Dentre os diversos problemas enfrentados por clínicas e consultórios médicos, destaca-se o não comparecimento (no-show) de pacientes aos seus exames agendados. Em um cenário com alto volume de dados, onde a análise de perfis de paciente torna-se uma tarefa não escalável para ser feita de forma manual, foi proposto um método de amostragem de dados para o auxiliar o trabalho dos algoritmos de classificação de pacientes, a fim de predizer pacientes que irão ou não comparecer aos exames baseados em dados de consultas e pacientes previamente obtidos. Na análise, as técnicas de aprendizado de máquina para a classificação foram aplicadas em uma amostragem balanceada feita de forma aleatória e utilizado o método proposto. Os resultados indicam que o método proposto foi crucial para um bom resultado da classificação.
Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
V. DARÓS, Lucas; S. KOMATI, Karin; C. RESENDO, Leandro. Diferentes abordagens de Subamostragem para Balanceamento da Base de Dados aplicados ao estudo de caso da Classificação de Absenteísmo de Pacientes Clínicos. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 5. , 2018, Nova Friburgo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 54 - 61. DOI: https://doi.org/10.5753/ersirj.2018.4655.