Meninas na Tecnologia: O Papel do Projeto ReBECA e da UFR na Inclusão de Meninas em Programação e Robótica

  • Mara Andrea Dota UFR
  • Waine Teixeira Junior UFR

Resumo


Este artigo apresenta o andamento do projeto ReBECA – Rede de Ensino Brasileira para Engenharias e Ciências exAtas, que busca incentivar o desenvolvimento do Pensamento Computacional, a programação e a robótica entre alunas de escolas públicas. A iniciativa inclui atividades de computação desplugada, oficinas com Scratch e Arduino e capacitação de professoras para continuidade das ações. Resultados preliminares apontam maior engajamento e interesse nas carreiras CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), apesar de desafios como limitações de infraestrutura. Trabalhos futuros envolvem a expansão do projeto e o aprimoramento dos métodos de avaliação.

Referências

BRITO , H. V. M. . DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 74, p. 25-32, 2024. DOI: 10.47879/ed.ep.2024455p25. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 abr. 2025.

DAS, SAYANI; MITRA, ARCHAN. Enhancing Logic and Problem-Solving Skills in the Digital Age. In: Revolutionizing Curricula Through Computational Thinking, Logic, and Problem Solving. 2024. ISBN 979-8-3693-1974-1. DOI: 10.4018/979-8-3693-1974-1.ch003.

DE CARVALHO, P. A. L. A portrait of the female labor market in Tocantins between 2000 and 2021. Seven Editora, [S. l.], p. 925–940, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 mar. 2025.

DOS SANTOS, C. F. M.; DONATO, Y. V. de O.; DE QUEIROZ, M. M.; OLIVEIRA, G. A presença feminina nos departamentos das áreas de ciências exatas do CEFET-MG. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 12, p. 17525–17542, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n12-129. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 mar. 2025.

DWIVEDI, RAHUL KUMAR; BISEN, SIDDHANT; YADAV, MAYANK; YADAV, AMIT. Coding and Computational Thinking: Empowering Students for the Digital Age. In: Navigating Innovative Technologies and Intelligent Systems in Modern Education. 2024. ISBN 979-8-3693-5370-7. DOI: 10.4018/979-8-3693-5370-7.ch002.

FRIEDRICH GARCIA, L. AND HENRIQUES, M. H. Women representation in UNESCO Global Geoparks of Portugal, 10th International Conference on Geomorphology, Coimbra, Portugal, 12–16 Sep 2022, ICG2022-178, DOI: 10.5194/icg2022-178, 2022.

GÜN-TOSIK, Ezgi; GÜYER, Tolga. The Effect of Computer Science Unplugged on Abstraction as a Sub-Component of Computational Thinking. Thinking Skills and Creativity, 2024. DOI: 10.1016/j.tsc.2024.101552.

HERNÁNDEZ-PÉREZ, MARIANA; ALONSO-SÁNCHEZ, JOSÉ A.; HERNÁNDEZ-CASTELLANO, PEDRO M.; QUEVEDO-GUTIÉRREZ, EDUARDO G. The lack of STEM vocations and gender gap in secondary education students. Frontiers in Education, v. 9, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 mar. 2025. DOI: 10.3389/feduc.2024.1428952. ISSN 2504-284X.

KENNEY, L.; BHATNAGAR, K.; MCGEE, P. Different, Not Deficient: The Challenges Women Face in STEM Fields, 2011.

USCANGA-VAZQUEZ, E.; NUSSBAUM, M.; NARANJO, I. Integrating unplugged computational thinking across curricula: A qualitative study of students' and teachers' perspectives. International Journal of Instruction, v. 18, n. 1, p. 357-378, jan. 2025. Disponível em: DOI: 10.29333/iji.2025.18120a. Acesso em: 18 mar. 2025.

WING, Jeannette M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Publicado
24/04/2025
DOTA, Mara Andrea; TEIXEIRA JUNIOR, Waine. Meninas na Tecnologia: O Papel do Projeto ReBECA e da UFR na Inclusão de Meninas em Programação e Robótica. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MATO GROSSO, 1. , 2025, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 164-168. DOI: https://doi.org/10.5753/ersimt.2025.7993.