Construção e avaliação de um robô sumô para competições acadêmicas

  • Pedro Pereira IFPE
  • Antonio Macêdo IFPE
  • Silvio Marques IFPE
  • Josiel Cunha IFPE
  • Sionise Gomes IFPE
  • Thiago Bezerra IFPE

Resumo


A cultura maker tem se destacado como uma abordagem inovadora no ensino, permitindo que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos na prática por meio da construção de protótipos. O Laboratório Maker da nossa instituição oferece um ambiente para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, combinando teoria e prática em áreas como eletrônica, mecânica e programação. Esse espaço fomenta o aprendizado ativo e a criatividade, proporcionando aos estudantes a oportunidade de construir protótipos funcionais. Este trabalho propõe o desenvolvimento de robôs para competir na categoria sumô, incentivando a criatividade dos estudantes e proporcionando uma experiência prática que envolve diversas áreas do conhecimento, como eletrônica, programação, mecânica e design.

Referências

de Sousa Gondim, R., Pinto, A. C. P., de Castro Filho, J. A., and Vasconcelos, F. H. L. (2022). A cultura maker como estratégia de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 23(5):840–847.

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Publicado
20/07/2025
PEREIRA, Pedro; MACÊDO, Antonio; MARQUES, Silvio; CUNHA, Josiel; GOMES, Sionise; BEZERRA, Thiago. Construção e avaliação de um robô sumô para competições acadêmicas. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 204-207. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.7795.