Treinando professores em design de jogos em realidade virtual usando design participatório: um relato de experiência
Resumo
Introdução: A utilização de jogos sérios educativos tem se mostrado muito relevantes devido às suas características de alta interatividade e de combinação de ensino com entretenimento, o que gera maior participação e interesse dos alunos. Porém, nota-se que sua aplicação possui desafios e barreiras, como as dificuldades de uso e falta de conhecimento dos professores sobre estes recursos. Objetivo: Relatar um curso de qualificação desenvolvido para ensinar professores do ensino básico como utilizar Pensamento Computacional na idealização de jogos educativos em Realidade Virtual. Metodologia: (1) levantamento bibliográfico de trabalhos similares; (2) desenvolvimento do workshop; (3) aplicação e avaliação do workshop. 5 perguntas de pesquisa também foram definidas para auxiliar na avaliação. Resultados: A estruturação do curso foi adequada, porém há espaço para algumas alterações para facilitar o entendimento e reduzir evasão. Além disso, os cursistas que completaram o curso se mostraram capazes de projetar jogos educativos relacionados as suas áreas de ensino com sucesso.
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