Um Modelo de Realidade Aumentada no âmbito do Turismo Ubíquo

  • Daniel da Silva UNISINOS
  • Cristiano da Costa UNISINOS
  • Rodrigo Righi UNISINOS

Resumo


Atualmente, o Brasil vive a expectativa de crescimento no setor de turismo, entretanto existem poucas aplicações voltadas para o turismo no país, como os Guias de Turismo Eletrônico (ETG) para dispositivos móveis. Particularmente, a existência de ETGs que considere os conceitos de integração com o mundo real, advindo da computação ubíqua, são ainda mais raros. Tendo em conta este cenário, este artigo apresenta uma abordagem que explora o turismo ubíquo. A arquitetura proposta, que é chamada de UbiTour, emprega ciência de contexto, em especial serviços baseados em localização, aliado ao uso de perfis e restrições. Esse artigo foca no desenvolvimento de um componente para o UbiTour que irá possibilitar aos usuários obter informações sob a forma de realidade aumentada. O modelo foi avaliado em termos de usabilidade através de um protótipo desenvolvido para o itinerário cultural Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Os resultados obtidos demonstram uma aceitação acima de 80%.

Referências

Bruscato, Underlea et al. (2013) Visualização de informações geográficas no turismo ubíquo de itinerários culturais. In: XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGRADI 2013, Universidad Técnica Federico Santa María, p. 153-157.

Costa, Cristiano et al. (2008) Toward a general software infrastructure for ubiquitous computing. IEEE Pervasive Computing, v. 7, n. 1, p. 64-73.

Fenza, Giuseppe et al. (2011) A hybrid context aware system for tourist guidance based on collaborative filtering. In: Fuzzy Systems (FUZZ), 2011 IEEE International Conference on. IEEE, p. 131-138.

Gervautz, Michael; Schmalstieg, Dieter (2012) Anywhere Interfaces Using Handheld Augmented Reality. IEEE Computer, v. 45, n. 7, p. 26-31.

International Organization for Standardization (1998) ISO 9241-11: Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs): Part 11: Usability.

Likert, Rensis (1932) A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Marangunić, Nikola; Granić, Andrina (2014) Technology acceptance model: a literature review from 1986 to 2013. Universal Access in the Information Society, doi: 10.1007/s10209-014-0348-1.

Takeuchi, Yuichiro; Perlin, Ken (2012) ClayVision: the (elastic) image of the city. In: Proceedings of the 2012 ACM annual conference on Human Factors in Computing Systems. ACM, p. 2411-2420.

Zhang, Jinxue et al. (2010) A context-aware framework supporting complex ubiquitous scenarios with augmented reality enabled. In: Pervasive Computing and Applications (ICPCA), 5th Int. Conf., p. 69-74.

Karlekar, Jayashree et al. (2010) Model-based localization and drift-free user tracking for outdoor augmented reality. In: Multimedia and Expo (ICME), IEEE Int. Conf. IEEE, p. 1178-1183.

Martin, Sergio et al. (2012) Ubiquitous anotation and a collaborative open mobile augmented reality. In: Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2012 IEEE. IEEE, p. 1-5.

Moura, Humberto et al. (2013) Developing a ubiquitous tourist guide. In: Proceedings of the 19th Brazilian symposium on Multimedia and the web. ACM, p. 59-66.

Yoon, Cheolho; Kim, Sanghoon (2007) Convenience and TAM in a ubiquitous computing environment: The case of wireless LAN. Electronic Commerce Research and Applications, v. 6, n. 1, p. 102-112.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Daniel; DA COSTA, Cristiano; RIGHI, Rodrigo. Um Modelo de Realidade Aumentada no âmbito do Turismo Ubíquo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 6. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 21-30. ISSN 2595-6183.