Um Modelo de Realidade Aumentada no âmbito do Turismo Ubíquo
Resumo
Atualmente, o Brasil vive a expectativa de crescimento no setor de turismo, entretanto existem poucas aplicações voltadas para o turismo no país, como os Guias de Turismo Eletrônico (ETG) para dispositivos móveis. Particularmente, a existência de ETGs que considere os conceitos de integração com o mundo real, advindo da computação ubíqua, são ainda mais raros. Tendo em conta este cenário, este artigo apresenta uma abordagem que explora o turismo ubíquo. A arquitetura proposta, que é chamada de UbiTour, emprega ciência de contexto, em especial serviços baseados em localização, aliado ao uso de perfis e restrições. Esse artigo foca no desenvolvimento de um componente para o UbiTour que irá possibilitar aos usuários obter informações sob a forma de realidade aumentada. O modelo foi avaliado em termos de usabilidade através de um protótipo desenvolvido para o itinerário cultural Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Os resultados obtidos demonstram uma aceitação acima de 80%.
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