Avaliação da confiabilidade de modelos de mobilidade sintéticos aplicados em redes veiculares

  • Maurício Silva UFOP
  • Ricardo Oliveira UFOP
  • André Aquino UFAL

Resumo


Avaliar aplicações e protocolos para redes veiculares é um requisito para implantá-los em ambientes reais. Geralmente, essa avaliação acontece por meio de simulações, por permitir que essas avaliações sejam feitas com baixo custo e em larga escala. Porém, para que as simulações produzam resultados realista é necessário que os modelos de mobilidade utilizados pelos simuladores representem fidedignamente o comportamento observado em cenários reais. Neste trabalho, nós apresentamos um algoritmo de roteamento epidêmico para redes veiculares e comparamos a confiabilidade do resultados produzidos por um modelo de mobilidade com os resultados produzidos em um cenário real. Os resultados mostram que o modelo de mobilidade não reproduz a mobilidade real, e consequentemente, as aplicações avaliadas em cenários sintéticos não apresentam os mesmos resultados quando avaliadas em cenários reais.

Palavras-chave: Computação móvel, Redes veiculares, Modelos de mobilidade veicular

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Publicado
30/06/2020
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SILVA, Maurício; OLIVEIRA, Ricardo; AQUINO, André. Avaliação da confiabilidade de modelos de mobilidade sintéticos aplicados em redes veiculares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 12. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-70. ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2020.11212.