Previsão de churn na borda: uma solução com atributos temporais e preservação de privacidade

  • Gabriel T. Coimbra UFV
  • Victor Hugo R. Santos UFV
  • Pedro A. Maia UFV
  • Letícia O. Silva UFV
  • Rayanne P. Souza UFV
  • Fabrício A. Silva UFV
  • Thais R. M. Braga Silva UFV

Resumo


Este trabalho propõe uma solução para prever o churn (abandono de usuários) com preservação da privacidade usando a computação de ponta. Com a crescente popularidade dos smartphones, os usuários estão se tornando mais exigentes em relação ao uso de aplicativos móveis. As instalações e desinstalações de aplicativo são eventos frequentes e a facilidade de desinstalação pode facilitar a rotatividade, que é o abandono do cliente. As empresas buscam minimizar a rotatividade, pois o custo de aquisição de novos clientes é muito maior do que o de retenção dos atuais. Para prever o possível abandono, as organizações estão adotando cada vez mais técnicas de inteligência artificial (IA). No entanto, os clientes estão cada vez mais preocupados com a privacidade de seus dados. Nesse contexto, propomos uma técnica chamada CANCEL, que cria atributos com base no comportamento temporal dos usuários, com computação de ponta para prever o churn localmente, sem transmitir os dados dos usuários. O artigo apresenta a avaliação do CANCEL em comparação com as soluções de base, o desenvolvimento de um aplicativo móvel integrado ao método proposto e implantado como uma solução de computação de borda.

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Publicado
06/08/2023
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COIMBRA, Gabriel T.; SANTOS, Victor Hugo R.; MAIA, Pedro A.; SILVA, Letícia O.; SOUZA, Rayanne P.; SILVA, Fabrício A.; SILVA, Thais R. M. Braga. Previsão de churn na borda: uma solução com atributos temporais e preservação de privacidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 15. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 121-130. ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2023.230498.