Estudo comparativo de elementos imersivos em jogos de terror
Resumo
O presente artigo objetiva apontar maneiras de imergir o jogador e causar emoções esperadas, a partir do estudo de lentes, Schell (2008) aplicadas aos jogos de terror. Com isso, é conceituado seis lentes, para posteriormente utilizá-las na análise de quatro jogos do gênero terror, analisando momentos em jogos de terror, relacionando com as seis lentes de Schell (2008). Por fim, o estudo conclui que em jogos do gênero terror é necessário a criação de uma atmosfera adequada, uma narrativa envolvente e que instigue a curiosidade do jogador. Da mesma forma, é possível identificar as semelhanças no game design dos jogos selecionados e como utilizar os elementos para a realização de novos projetos.
Referências
Kalinowski, A. M. (2019) “Silent Halls: P.T., Freud, and Psychological Horror”, [link], maio.
King, Jamie K. (2015) “An Analysis of the Methods and Techniques Used to Create an Unsettling Atmosphere in Horror Games”, [link], maio.
LAYERS OF FEAR. [S. l.]: Bloober Team AS, 2016. 1 jogo eletrônico.
Lombard, M. and Ditton, T. (1997) “At the Heart of it All: The Concept of Presence”, [link], maio.
Maia, A., Medeiros, B. A. and Silva, N. R. (2016) “Imersão nos games de horror, silêncio como mediador entre os espaços diegéticos e extradiegéticos”, [link], maio.
Marak, Katarzyna. ““If the dog dies, I quit”: Blair Witch and the Problems of Contemporary Psychological Horror Games”, DOI: 10.7494/human.2021.20.2.57, novembro.
Monteiro, Caio et al. (2016) “Imersão e medo em jogos de terror: análise das estruturas de áudio e efeitos sonoros do jogo Blindside” XV SBGames, [link], maio.
Perron, B. (2009) “Horror video games: essays on the fusion of fear and play.” Jefferson: McFarland and Company, E-book.
POPPY PLAYTIME. [S. l.]: MOB Games, 2021. 1 jogo eletrônico.
Prohászková, V. (2012) “The Genre of Horror”. American International Journal Of Contemporary Research, v. 2, n. 4, [link], setembro.
Schell, J. (2008) “The Art of Game Design: A Book of Lenses”, Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, E-book.
The MORTUARY ASSISTANT. [S. l.]: DarkStone Digital, 2022. 1 jogo eletrônico.
To, Alexandra et al. (2016) “Integrating Curiosity and Uncertainty in Game Design”, [link], junho.
VISAGE. [S. l.]: SadSquare Studio, 2020. 1 jogo eletrônico.