Realidade Virtual e Aumentada no Ensino de Geometria: Um Estudo de Caso com GeoMeta

  • Leonardo da Conceição Estevam UFPA http://orcid.org/0000-0002-2469-7258
  • Walter dos Santos Oliveira Júnior UFPA
  • Barbara Chagas Da Silva UFPA
  • Thalita Carvalho Bezerra UNAMA
  • Diego Lisboa Cardoso UFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA

Resumo


Este estudo investiga o impacto do aplicativo GeoMeta, uma aplicação educacional que utiliza Realidade Virtual e Realidade Aumentada para criar uma experiência imersiva no ensino de geometria básica. A pesquisa envolveu 1344 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, de diferentes escolas do estado do Pará. A metodologia incluiu sessões de orientação, atividades práticas adaptadas ao nível de cada turma e coleta de dados por meio de avaliações. Os resultados apontam para melhorias no desempenho de aprendizagem dos alunos em geometria básica, indicando que o GeoMeta pode ser uma ferramenta eficaz para tornar o ensino e aprendizagem de matemática mais envolvente e motivador para alunos e professores, superando desafios tradicionais.
Palavras-chave: Matemática, Geometria, Metodologia Imersiva, jogo digital educacional

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Publicado
30/09/2024
ESTEVAM, Leonardo da Conceição; OLIVEIRA JÚNIOR, Walter dos Santos; SILVA, Barbara Chagas Da; BEZERRA, Thalita Carvalho; CARDOSO, Diego Lisboa; SERUFFO, Marcos César da Rocha. Realidade Virtual e Aumentada no Ensino de Geometria: Um Estudo de Caso com GeoMeta. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1233-1244. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241273.