Algoritmos de forma lúdica: uso de jogos como estratégia para reduzir desigualdade de gênero na Computação

  • Sarah C. Freitas da Silva UFJF
  • Lara Oliveira Esteves UFJF
  • Lara da Silva Dias UFJF
  • Maria Luísa R. Guimarães UFJF
  • Alessandreia Oliveira UFJF
  • Bárbara M. Quintela UFJF http://orcid.org/0000-0002-5320-4109

Resumo


Vive-se uma realidade de mundo cada vez mais digital, no entanto ainda existe uma grande diferença de gêneros na área de Computação. Este artigo apresenta duas propostas de oficinas elaboradas no contexto de um projeto de extensão, que tem como objetivo despertar o interesse de meninas do Ensino Fundamental, de escolas municipais, para a área de Computação. Através da realização de oficinas que abordam o ensino do Pensamento Computacional com atividades Desplugadas de forma lúdica e em turmas exclusivas para meninas, elas podem exercitar os conceitos ganhando mais confiança em si mesmas, quebrando estereótipos de gênero.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Computação desplugada, desigualdade de gênero

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Publicado
30/09/2024
DA SILVA, Sarah C. Freitas; ESTEVES, Lara Oliveira; DIAS, Lara da Silva; GUIMARÃES, Maria Luísa R.; OLIVEIRA, Alessandreia; QUINTELA, Bárbara M.. Algoritmos de forma lúdica: uso de jogos como estratégia para reduzir desigualdade de gênero na Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1362-1373. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241223.