Avaliação e Melhoria da Experiência do Jogador em um Jogo para Ensino de Arquitetura de Software

  • Mateus Fonseca Lima UFC
  • Anna Beatriz dos Santos Marques UFC

Resumo


O artigo descreve a evolução do jogo educacional D-LEARN para sua nova versão, D-LEARN 2.0, focando na melhoria da experiência do jogador, esta é responsável por medir a qualidade da interação entre os usuários e o jogo. Em jogos educacionais, essa interação desempenha um papel crucial, pois busca cativar os alunos, proporcionando não apenas uma experiência mais envolvente, mas também otimizando a eficácia no ensino. A nova versão foi desenvolvida com base em análises dos resultados da versão anterior e entrevistas com os responsáveis pelo desenvolvimento da primeira versão. Foram introduzidas melhorias como o histórico de partidas, reorganização do tabuleiro, novas cartas, introdução de um temporizador por pergunta, dentre outras melhorias. A experiência do jogador no D-LEARN 2.0 foi avaliada por 10 participantes utilizando o questionário MEEGA+, os resultados demonstram que houve uma melhoria significativa na qualidade do jogo, com destaque para uma experiência menos monótona e um nível de desafio mais adequado.

Palavras-chave: D-LEARN 2.0, jogo educacional, experiência do jogador

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Publicado
30/09/2024
LIMA, Mateus Fonseca; MARQUES, Anna Beatriz dos Santos. Avaliação e Melhoria da Experiência do Jogador em um Jogo para Ensino de Arquitetura de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1442-1452. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240207.