Canção e empatia nos games da franquia NieR

  • Vinicius Yglesias Unicamp
  • Manuel Falleiros Unicamp

Resumo


A trilha sonora é um dos elementos mais relevantes para a imersão em games, que de acordo com Brown e Cairns, para atingi-la é importante ter um grau de empatia com os personagens da narrativa. Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar o uso da canção como gerador de empatia em dois games da franquia NieR, mais especificamente nos games NieR Replicant ver.1.22474487139… (que será abreviado para NieR ver.1.22 neste artigo) e NieR:Automata. Metodologia: Serão analisadas diferentes versões da Song of the Ancients de NieR ver.1.22 e a canção Weight of the World, do game NieR:Automata. Resultados: As análises demonstram que um dos fatores que podem auxiliar nesse quesito é o uso de glossolalia nas canções dos games, que se trata de simular estar falando em um idioma específico, porém sem significado semântico compreensível. O uso da glossolalia pode auxiliar nesse fator por se tratar de representar personagens dos games cantando as canções, evidenciando um possível objetivo de gerar empatia no jogador por parte das personagens que cantam as canções, facilitando a eventual imersão.

Palavras-chave: Canção, empatia, áudio de games, imersão, glossolalia

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Publicado
30/09/2025
YGLESIAS, Vinicius; FALLEIROS, Manuel. Canção e empatia nos games da franquia NieR. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.7465.