Interceptadores: lições aprendidas com o desenvolvimento de um jogo educacional de realidade virtual

  • Rodrigo Souza UFBA
  • Josenilda Mesquita UCSal
  • Felipe Sousa Team Zeroth
  • Tharcísio Moraes Team Zeroth
  • Levi Paganucci
  • Beatriz Guedes UFBA
  • Lucas Souza UFBA
  • Mateus Seabra UFBA
  • Fabricio Santos Team Zeroth
  • Anna Clara Luiz UFBA

Resumo


Introdução: Dispositivos de realidade virtual (VR) têm se popularizado nos últimos anos, despertando o interesse de desenvolvedores de jogos para esse tipo de tecnologia. No entanto, desenvolver para VR possui desafios próprios da plataforma. Objetivo: O objetivo deste trabalho é compartilhar as experiências e aprendizados obtidos durante a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de um jogo de VR educacional, visando contribuir para futuros projetos similares. Metodologia: Primeiramente, são discutidos desafios e escolhas de game design, programação e arte realizadas durante o projeto, tendo em vista as particularidades do desenvolvimento para VR. Então, são expostas as dificuldades e soluções encontradas para testar diversas versões do jogo em ambiente escolar. Por fim, são apresentados os resultados de uma avaliação realizada com 70 estudantes de escolas públicas, coletados por meio de questionários pós-experiência. Resultados: Os estudantes demonstraram boa aceitação do jogo, destacando-se aspectos como imersão e facilidade de uso, mas foram identificadas oportunidades de melhoria em relação ao conforto físico e à clareza didática. Esperamos que este relato de experiência, incluindo a concepção, o desenvolvimento e a avaliação do jogo, sirva como guia para orientar futuros projetos de VR.

Palavras-chave: realidade virtual, desenvolvimento de jogos, jogos educacionais

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Publicado
30/09/2025
SOUZA, Rodrigo et al. Interceptadores: lições aprendidas com o desenvolvimento de um jogo educacional de realidade virtual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 106-117. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9876.