A Arte da Luz como Mecânica em Jogos Digitais
Resumo
Introdução: Este trabalho investiga o uso das técnicas clássicas de iluminação e composição, oriundas das artes visuais, na construção de experiências interativas em jogos digitais. Objetivo: Analisar como a luz pode atuar como elemento mecânico e narrativo, contribuindo não apenas para a ambientação estética, mas para a tomada de decisões no gameplay. Metodologia ou Etapas: A abordagem parte de referências históricas e técnicas da iluminação, explorando exemplos práticos de jogos onde a luz influencia o design de níveis, o direcionamento do jogador e a construção de atmosferas. Resultados Esperados: Pretende-se demonstrar que a iluminação, aliada às tecnologias dos motores gráficos atuais, amplia as possibilidades de interação e oferece ao jogador uma experiência mais tátil, significativa e imersiva.
Palavras-chave:
Técnicas de Iluminação, Level Design, Narrativa, Jogos Digitais, Narrativa Ambiental
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
MANSUR, Helena Rodrigues; DINIZ, Renzo Santos; ARRAIS, Marcos; CARRETTA, Marcelo La.
A Arte da Luz como Mecânica em Jogos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 118-126.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9925.
