“Mangue Runner: Bora Gueja!”: Divulgação Científica por um jogo aplicado, seus métodos e processos

  • Danilo Henrique do Nascimento Aguiar Fiocruz
  • Flávia Garcia de Carvalho Fiocruz
  • Guilherme de Almeida Xavier PUC-Rio

Resumo


Introdução: este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital aplicado voltado à divulgação científica de questões ambientais dos manguezais, especialmente criado para ser aplicado em um museu de ciências durante uma feira de ciências. Objetivos: descrever as bases teóricas, os conceitos, modelos e processos adotados no desenvolvimento de um jogo aplicado digital para divulgação científica em um museu de ciências em Olinda/PE, durante a edição 2024 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Metodologia: baseamo-nos nos modelos DPE, para concepção e criação, e Getting Things Done, para sistematizar as etapas de desenvolvimento. Definimos objetivos comunicacionais, de design e experiência de usuário e utilizamos o GDevelop como game engine. Resultados: o jogo aborda a história de uma carangueja pernambucana que combate as ameaças aos mangues locais. O projeto foi viável, apesar de identificarmos problemas no controle da protagonista e nas instruções de jogo.

Palavras-chave: Jogos aplicados, GDevelop, no-code, divulgação científica, museus de ciências

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Publicado
30/09/2025
AGUIAR, Danilo Henrique do Nascimento; CARVALHO, Flávia Garcia de; XAVIER, Guilherme de Almeida. “Mangue Runner: Bora Gueja!”: Divulgação Científica por um jogo aplicado, seus métodos e processos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 267-277. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10157.