“Mangue Runner: Bora Gueja!”: Divulgação Científica por um jogo aplicado, seus métodos e processos
Resumo
Introdução: este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital aplicado voltado à divulgação científica de questões ambientais dos manguezais, especialmente criado para ser aplicado em um museu de ciências durante uma feira de ciências. Objetivos: descrever as bases teóricas, os conceitos, modelos e processos adotados no desenvolvimento de um jogo aplicado digital para divulgação científica em um museu de ciências em Olinda/PE, durante a edição 2024 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Metodologia: baseamo-nos nos modelos DPE, para concepção e criação, e Getting Things Done, para sistematizar as etapas de desenvolvimento. Definimos objetivos comunicacionais, de design e experiência de usuário e utilizamos o GDevelop como game engine. Resultados: o jogo aborda a história de uma carangueja pernambucana que combate as ameaças aos mangues locais. O projeto foi viável, apesar de identificarmos problemas no controle da protagonista e nas instruções de jogo.
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