O jogar além do padrão: a experiência de GRIS

  • Samiris Albuquerque UFC
  • Alysson Diniz dos Santos UFC
  • Natal Chicca Jr. UFPE
  • Lucas Severo UFC

Resumo


Introdução: Alguns jogos digitais propõem experiências que visam promover reflexões emocionais profundas a partir das escolhas de suas estéticas e mecânicas. No entanto, compreender como esses elementos impactam a experiência do jogador ainda é um desafio para pesquisadores da área. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar como os elementos formais e as mecânicas do jogo GRIS contribuem para a construção de uma experiência afetiva, por meio da articulação entre narrativa simbólica, estética e gameplay. Metodologia: Esta pesquisa utiliza a Análise Formal de Gameplay (AFG) em três momentos selecionados do jogo, identificando primitivas, princípios de design e experiências projetadas. Posteriormente, os dados da AFG são confrontados com uma avaliação qualitativa com seis jogadores que jogaram GRIS pela primeira vez. Resultados: Os dados revelam que os jogadores, em geral, captaram as intenções afetivas dos momentos analisados, ainda que nem sempre as relacionassem diretamente aos princípios de design da AFG. Apesar de variações nas interpretações individuais, a experiência afetiva foi consistentemente significativa, indicando que GRIS possibilita múltiplas camadas de significado e identificação emocional. O estudo também sugere que metodologias como a AFG têm limitações quando aplicadas a jogos com forte caráter metafórico.

Palavras-chave: Design de Jogos, Experiência do Jogador, GRIS, Análise Formal de Gameplay

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Publicado
30/09/2025
ALBUQUERQUE, Samiris; SANTOS, Alysson Diniz dos; CHICCA JR., Natal; SEVERO, Lucas. O jogar além do padrão: a experiência de GRIS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 288-298. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10169.