Design de um RPG de Aventura para Educação Ambiental e Valorização das Lendas dos Povos Originários da Amazônia

  • Márcio Cordeiro UFPA
  • Ibraim Pereira UFPA
  • Fernando Silva UFPA
  • Idenildo Viana UFPA
  • Renato Pantoja UFPA
  • Josué Viana UFPA
  • Carlos Portela UFPA

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta o design do jogo Pindorama, um RPG de aventura para conscientização ambiental e valorização das lendas dos povos originários da Amazônia. Objetivo: O objetivo é desenvolver uma experiência educativa e cultural que estimule a reflexão sobre os impactos ambientais e fortaleça o reconhecimento dos saberes tradicionais amazônicos. Metodologia: O protótipo foi desenvolvido utilizando a engine Unity, com artes manuais vetorizadas no Adobe Photoshop e Illustrator. A avaliação de usabilidade foi conduzida por um especialista na área, por meio da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS), baseado em escala Likert. Resultados: Os resultados indicaram uma excelente usabilidade, boa integração entre narrativa, mecânicas de RPG e temáticas ambientais e culturais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Jogos Sérios, Role-Playing Game (RPG), Floresta Amazônica, Povos Originários, Folclore Brasileiro

Referências

Carneiro, A. R. e Sarinho, V. T. (2023). Life green: Um jogo digital para a conscientização ambiental. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 1054–1059. SBC.

Codá, V., Da-Silva, E., e Vasconcellos, M. (2020). O chamado do curupira: a utilização de um rpg com conceitos de saúde e meio ambiente. pages 1080–1083.

Cruz, M., Callado, A., e Jucá, P. (2024). O rpg digital como forma de divulgar o patrimônio histórico-cultural do município de quixadá. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 720–730. SBC.

Menezes, J., Carvalho, J., e Martins, J. (2022). Jogos didáticos virtuais como instrumento auxiliar no ensino de educação ambiental dentro do contexto pandêmico. Revista Docência e Cibercultura, 6(5):1–15.

Pires, F., Ferreira, R., Machado, J., Silva, M., Honda, F., e Freitas, R. (2018). Ecologic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. In Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), page 629.

Rêgo, I., Oliveira, S., e Portela, C. (2024). Estruturação e aplicação de um padrão de Game Design Document. Editora e-Publicar.

Santos, A., Silva, J., e Sarinho, V. (2024). As crônicas de ubirajara: Um jogo sério sobre lendas do folclore brasileiro. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 104–109. SBC.

Sato, A. e Cardoso, M. (2008). Além do gênero: uma possibilidade para a classificação de jogos. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC.

Sauro, J. e Lewis, J. R. (2016). Quantifying the User Experience: Practical Statistics for User Research. Morgan Kaufmann, Cambridge, MA, 2 edition.

Souza, M. (2019). História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. Editora Record.
Publicado
30/09/2025
CORDEIRO, Márcio; PEREIRA, Ibraim; SILVA, Fernando; VIANA, Idenildo; PANTOJA, Renato; VIANA, Josué; PORTELA, Carlos. Design de um RPG de Aventura para Educação Ambiental e Valorização das Lendas dos Povos Originários da Amazônia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 431-441. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10302.