Jogos Solarpunk como Mesocosmos: Design Social e Planejamento Cultural

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Resumo


Introdução: O Solarpunk é um movimento filosófico e artístico pautado no uso de tecnologias para o desenvolvimento de sociedades mais humanitárias e ecologicamente conscientes. Muitos jogos são desenvolvidos com a premissa de um mundo com ideais éticos do Solarpunk. Como ferramentas, estes games podem funcionar como mesocosmos: simuladores laboratoriais de futuros promissores. Quando se trata de planejamentos socialmente benéficos, conceitos valiosos como o Design Social (Victor Margolin) e o Planejamento Cultural (Skinner) podem contribuir para um futuro mais humano e verde. Objetivo: Este artigo tem como objetivo fazer uso das teorias de Planejamento Cultural e de Design Social para compreender como jogos Solarpunk podem simular futuros e fornecer dicas de como os construir. Metodologia ou Etapas: Trata-se de um trabalho de caráter discursivo e de abordagem teórica que se vale de exemplificações e de estudos de caso de games e comunidades. Resultados: Considerando a existência de iniciativas de construção de comunidades a partir de ideais utópicos, conclui-se que é possível que premissas presentes em jogos Solarpunk sirvam de inspiração para a criação de ações concretas.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Design Social, Planejamento Cultural, Solarpunk

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Publicado
30/09/2025
SCIENZA, Livia. Jogos Solarpunk como Mesocosmos: Design Social e Planejamento Cultural. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 769-780. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.8728.