Ribeirinho Runner: Um Jogo de Corrida Infinita com Aspectos Identitários de Localização na Amazônia Tocantina

  • Patrick Correa UFPA
  • Isaac Silva UFPA
  • Elielson Ribeiro UFPA
  • Tiago Lopes UFPA
  • Josué Ferreira UFPA
  • Carlos Portela UFPA

Resumo


Introdução: Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de um jogo 3D de corrida infinita denominado Ribeirinho Runner. Objetivo: O design do jogo objetiva apresentar aspectos identitários da região da Amazônia Tocantina e do cotidiano dos povos ribeirinhos do município de Cametá-PA. Metodologia: Neste sentido, são apresentados conceitos associados tanto a jogos estilo infinite runner quanto aos aspectos do personagem e do cenário que remetem à região cametaense. Em seguida, são descritos o game concept, o projeto de game design e o processo do desenvolvimento do jogo. Resultados: Espera-se que o jogo permita com que jogadores que não fazem parte dessa localidade possam conhecer a cultura e o cotidiano da região da Amazônia Tocantina.

Palavras-chave: Jogos 3D, Corrida Infinita, Região Amazônica, Aspectos Identitários

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Publicado
30/09/2025
CORREA, Patrick; SILVA, Isaac; RIBEIRO, Elielson; LOPES, Tiago; FERREIRA, Josué; PORTELA, Carlos. Ribeirinho Runner: Um Jogo de Corrida Infinita com Aspectos Identitários de Localização na Amazônia Tocantina. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 804-813. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9595.