Ribeirinho Runner: Um Jogo de Corrida Infinita com Aspectos Identitários de Localização na Amazônia Tocantina
Resumo
Introdução: Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de um jogo 3D de corrida infinita denominado Ribeirinho Runner. Objetivo: O design do jogo objetiva apresentar aspectos identitários da região da Amazônia Tocantina e do cotidiano dos povos ribeirinhos do município de Cametá-PA. Metodologia: Neste sentido, são apresentados conceitos associados tanto a jogos estilo infinite runner quanto aos aspectos do personagem e do cenário que remetem à região cametaense. Em seguida, são descritos o game concept, o projeto de game design e o processo do desenvolvimento do jogo. Resultados: Espera-se que o jogo permita com que jogadores que não fazem parte dessa localidade possam conhecer a cultura e o cotidiano da região da Amazônia Tocantina.
Referências
Brito, A. (2011). Blender 3D: Jogos e Animações interativas. Novatec, São Paulo, 1ª edition.
Brooke, J. (1995). Sus: A quick and dirty usability scale. Usability Eval. Ind., 189.
Clua, E. W. G. e Bittencourt, J. R. (2005). Desenvolvimento de jogos 3d: concepção, design e programação. In Anais da XXIV Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, pages 1313–1356.
Dias, R. (2019). Como é a carreira de um game designer. [link], Abril.
Esper, M. (2022). Uma pequena introdução ao desenvolvimento de jogos de computador. [link], Abril.
Oliveira, J., da Silva, E., Santos, J., e Lobato, F. (2017). Descobrindo o tapajós: difusão da história e cultura tapajônica por meio de um jogo eletrônico. In Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES).
Oliveira, K. K., Andrade, C. W. L., de Sá, L. B. F., Segundo, J. D. F. M., de Sousa, E. P., Cândido, A. L., e Trinta, F. A. M. (2018). Cícero history runner: uma gamificação da história do padre cícero. In Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES).
Pereira, C. (2008). Modelagem e animação de personagens humanoides 3d. Master’s thesis, Universidade do Planalto Catarinense – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Lages. Monografia de conclusão de curso.
Pereira, J., Viana, C., Mocbel, M., Martins, F., Siqueira, E., Portela, C., Feldman, A., e Oleastre, T. (2024). Preservação da história e cultura de um município da amazônia tocantina a partir de um jogo 2d. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Sbgames).
Schuytema, P. (2008). Design de Games: Uma Abordagem Prática. Cengage Learning, São Paulo.
Souza, C., Araújo, E., e Lee, J. (2011). Texturização. [link], Abril.
Vasconcelos, J. B. e Ribeiro, N. (2013). Tecnologias de Programação de Jogos. FCA – Editora de Informática, Ltda, Lisboa.
Viana, I., Silva, R., Silva, V., Santos, M., Souza, O., Gomes, E., Wanzeler, N., Ferreira, J., e Portela, C. (2022). Desenvolvimento de um jogo de corrida de barcos focado em aspectos geográficos da região da amazônia tocantina. In Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES).
